quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Monitorizar Consumo Eléctrico

Eis que mais um leitor decidiu monitorizar e controlar os consumos eléctricos de sua casa utilizando os módulos RFXCOM. Marco Sousa já implementou a parte essencial - a recolha de dados - e está agora a ultimar a apresentação visual dos dados, que é feita via web e acessível de qualquer computador.



Como podem ver... não é assim tão complicado, e o próprio Marco está convidado a contar-nos como correu o seu projecto: quais foram os pontos mais "difíceis" (ou então, se foi tudo fácil! ;)

5 comentários:

  1. Interessante...e isso está disponível nalguma página?

    ResponderEliminar
  2. Sim, está disponível numa página web, mas o Marco pediu-me para não publicitar (ainda está em fase de testes :)

    Quando ele tiver aquilo mais arranjadinho, poderá fornecer aqui um login/pass para acesso "read-only" para que os interessados possam ver os resultados dinamicamente.

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos, por culpa do seu excelente blog estou tentato a fazer o mesmo, também gostei da ideia de temporizar os estores electricos. Vou navegar por aqui para ver se aprendo qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  4. @Afonso

    Efectivamente, a automação dos estores é uma das coisas mais essenciais e que se traduz num aumento imediato da "qualidade de vida".

    Posso dizer que após os meses em que inicialmente passei a abrir e fechar diariamente os estores, nos últimos anos raramente me lembro de ter tocado num comando para abrir ou fechar algum deles! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails