segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cidades sem Carros, Cidades Eficientes

Conseguem imaginar uma cidade sem carros? Uma cidades onde as pessoas se movimentassem em transportes públicos ou meios não poluentes? Uma cidade onde os edifícios fossem concebidos para aproveitar as águas das chuvas, a luz do sol, e os seus próprios resíduos de forma eficiente?
É o que está a acontecer neste preciso momento em Vauban, um pequeno subúrbio de Freiburg na Alemanha: uma cidade sem carros.

Para além do "adeus" aos automóveis, esta cidade é um autêntico balão de ensaio sobre uma cidade ecológica.

Todos as janelas têm caixilharia com vidros triplos, sistemas de ventilação avançados com permutador de calor garantem que as habitações têm ar fresco à temperatura desejada - mesmo com todas as janelas fechadas. A maioria das casas têm painéis solares associados a um gerador inteligente que funciona a lascas de madeira para gerar calor e electricidade, electricidade cujo excesso é vendida a companhias locais e nacionais.


Com paredes de 35cm de espessura, as casas estão tão bem isoladas do exterior que a temperatura interior varia em função do número de pessoas no seu interior. Nas noites mais frias podem ligar o aquecimento... ou simplesmente convidar alguns amigos para jantar, o que imediatamente tornará o ambiente mais agradável.

O custo anual de aquecimento de uma destas casas de 90m2 com quatro assoalhadas é de 114 euros - comparem com todos aqueles que gastam isso por mês para o mesmo efeito!

A casa dispensa também as tradicionais ligações à rede de esgotos: os resíduos sólidos são tratados e compostos nos sanitário biológicos especiais, e a água do chuveiro e lavatórios é filtrada para que possa ser usada para regar os jardins.


Um caso que deveria servir de exemplo para muita outras localidades pelo mundo fora.

4 comentários:

  1. tens uns pequenos erros: 35mm é muito pouco para uma parede, n será 35cm? e quatro assoalhadas, será 4 divisões ou 4 quartos?

    ResponderEliminar
  2. @A.R.S.

    Obrigado! Sim, são 35cm de espessura obviamente. :)

    Quanto às 4 assoalhadas ou 4 quartos, no artigo eles falam de "four-roomed" com 90m2... o que me parece ser pouco se fosse um "T4" com quatro quartos, daí que tenha dito quatro assoalhadas.

    ResponderEliminar
  3. "ou simplesmente convidar alguns amigos para jantar, o que imediatamente tornará o ambiente mais agradável."

    Isto chama-se bafo e não é lá muito agradável :p

    ResponderEliminar
  4. @José

    ehehe, isso dependerá da qualidade corporal dos amigo(as). :)

    Mas mesmo sem o "bafo", um corpo humano irradia uma quantidade considerável de calor para o ambiente e era a isso que eles se referiam. ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails