terça-feira, 4 de agosto de 2009

Baterias para Casas

Um dos problemas recorrentes das energias renováveis é: como armazenar eficazmente essa energia, para que possa ser utilizada quando necessário?

No caso da energia solar, esse problema é evidente: a maior parte da geração de electricidade ocorre durante o dia; mas é de noite que mais necessitamos dela.

Com estas novas baterias de Sodium-Sulfur da Ceramatec, o fabrico de baterias capazes de alimentar uma casa inteira parece poder tornar-se possível a curto prazo.
Para além disso, estas baterias permitirão também armazenar energia da rede eléctrica durante os períodos mais favoráveis, quando a electricidade é mais barata, para posterior utilização nos horários de ponta.

Com a electricidade a tornar-se num bem cada vez mais essencial (e com a aposta nos veículos eléctricos, podem crer que em breve tudo se irá "complicar") este tipo de baterias será cada vez mais essencial para o nosso dia a dia.

2 comentários:

  1. Qualquer forma de armazenar energia através de baterias ainda tem muito que "correr" para se tornar verdadeiramente eficaz. Para além disso ainda existe o factor ambiental
    Então, como armazenar eficamente a energia?
    Porque não o ar comprimido!?
    A rentabilidade é superior a 80%, chegando nas máquinas mais rentáveis a atingir mais de 90%!
    Para além deste pormenor, também se pode aproveitar o investimento para produzir ar comprimido através da energia eólica.
    Um outro método poderia ser a elevação de água para um depósito e posterior aproveitamento.
    Qualquer uma destas soluções são amigas do ambiente e tem uma rentabilidade superior à das baterias. Por esse motivo, não percebo porque ninguém investe numa melhoria destas soluções. Ou melhor, talvez compreenda se pensar que a real motivação dos "génios" se encontra escravizada pelos interesses financeiros.

    Uma outra forma é através de sal mas aí não me pronuncio. Escutei com atenção uma explicação que os "alemões" deram sobre como pretendiam armazenar a energia que produzirão (?) no deserto mas fiquei na mesma - embora conheça a teoria ainda não consegui perceber o conceito.

    @braço.

    PS: O projecto do moínho está a seguir para a frente (finalmente!) e espero ter notícias em breve. Para já, uma das soluções apontadas é ter várias mini-turbinas ao longo do percurso da levada e não uma de tamanho médio accionada pelas pás. É que vou precisar da força da água para moer o moínho na sua verdadeira assumpção - moer cereais e provavelmente café.

    ResponderEliminar
  2. @joca

    Uns não invalidam os outros. Esses métodos de armazenamento são perfeitamente válidos; mas certamente não são apropriados para todos os locais. (Imagino que a densidade energética de uma bateria seja muito superior à de um qq depósito de ar comprimido ou liquido.)

    No entanto, para situações onde o problema não seja "falta de espaço" imagino que sejam perfeitamente viáveis (mas sinceramente também não estou informado! :)

    Fico a aguardar pelos desenvolvimentos do moinho - já sabes que podes contar comigo para ir estrear as instalações! Ehehe

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails