sexta-feira, 15 de maio de 2009

Painéis Solares Transparentes nas Janelas

Que tal se todas as vossas janelas fossem também painéis solares que vos permitiram usar a luz solar para gerar energia?

Este sonho aproxima-se cada vez mais da realidade, com a Konarka a já ter produzido alguns protótipos em parceria com outras companhias. Os painéis solares fotovoltaicos transparentes podem ser integrados em janelas e outros produtos, e podem ser "tingidos" em várias cores.

Embora a sua eficiência não se aproxime da conseguida por outros tipos de painéis fotovoltaicos, a empresa espera conseguir aumentar substancialmente esse valor nos próximos tempos. Em labortário conseguiu já atingir os 6% de eficiência - comparativamente, outros tipos de painéis solares conseguem atingir eficiências superiores a 20%. Até mesmo a Nanosolar, que também está no mercado dos painéis flexíveis, consegue eficiências de 9 a 10%.

Resta-nos esperar que estas tecnologias se democratizem, e que rapidamente cheguem até nós a preços acessíveis.

3 comentários:

  1. ah bom, isto sim é muito à frente! :D

    ResponderEliminar
  2. Era porreiro era se já estivesse disponível a preços decentes.

    E se servisse, por exemplo, para alimentar um sistema de mudança de cores dos vidros, ou torná-los opacos/transparentes... :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, um problema bem real!
    Com preços praticados pelos representantes que são excessivamente altos, acho que estarão somente a disposição de 10% dos portugueses.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails