domingo, 3 de maio de 2009

LEDs na Cozinha

Na sequência da minha aventura para substituir as actuais lâmpadas fluorescentes que tinha nos móveis da cozinha (que, tal como temia, por esta altura já foram *todas* à vida) fui dar com este interessante post que relata exactamente aquilo que pretendo.


Acho que a minha solução vai ficar com um pouco melhor aspecto do que a que ele conseguiu:

Isto, assumindo que consigo "cravar" a ajuda que preciso, de quem tenha as ferramentas apropriadas. :)
Mas, enquanto não ponho aqui as minhas próprias fotos, podem ler as considerações deste senhor.

Como ele refere, a vantagem de usar LEDs de alta-intensidade para esta aplicação, para além da eficiência energética (mesmo considerando o factor de potência) é - essencialmente não ser necessário voltar a pensar nisto durante 50,000h. O que numa utilização de 4-5h diárias... se traduz em muitas dezenas de anos!

4 comentários:

  1. Realmente em termos estéticos não ficou muito agradável...mas muito interessante a solução.

    Já agora "a loja dos LED's" de que ele fala tem lá uma tira de LED's que pode ser interessante e poupar trabalho com 200 lumens.

    ResponderEliminar
  2. @carlos tenho q te levar ali à zona industrial para tu veres o ha de LEDs comercialmente em Portugal... n te assustes e' com os preços.... um metro de *tira* de leds de alta intensidade fica por ~400€ + IVA

    ResponderEliminar
  3. Encontrei um chip que me parece ser interessante, e que faz a conversão da rede AC (com dimmers normais de TRIAC) para controlo dos LEDs. Se assim for, pode poupar-me algum trabalho na parte do controlo dos leds - permitindo usar módulos X10 "normais", em vez de necessitar de módulos alterados/feitos à medida.

    Quando tiver mais info, meto num post. :)

    ResponderEliminar
  4. Carlos boa tarde, quero fazer uma prateleira de vidro com lampadas de led, esta prateleira vai em um painel aonde vou colocar uma tv, como posso fazer isto,pois vi um home na loja que era assim e fica muito bonito.O meu emil é ro.foloni@hotmail.com ,obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails