Esta é uma solução também apoiada pela EDP que tem a vantagem de permitir, aquecer e arrefecer a vossa habitação (ao contrário dos acumuladores de calor, que apenas servem para aquecimento.)
O princípio de funcionamento é simples: transferir o calor de um local para outro. Na realidade é o mesmo princípio presente em aparelhos tão comuns como o vulgar frigorífico e na maioria dos aparelhos de ar-condicionado.
1) condensador, 2) válvula de expansão, 3) evaporador, 4) compressor.
No caso das bombas de calor para as habitações, pode optar-se por dois tipos de modelo/instalação: a geotérmica e a aerotérmica.
No caso da bomba de calor geotérmica, é utilizada a diferença de temperatura entre o interior da habitação e a temperatura "quase-constante" do subsolo no exterior. Esta instalação obriga à escavação no exterior para a instalação das tubagens.
A bomba de calor aerotérmica é de instalação bastante mais simples, semelhante à de um vulgar aparelho de "Ar Condicionado", e utiliza a diferença de temperaturas entre o ar interior e o ar exterior.
A eficiência
Ora, que vantagem tem isto, relativamente a um aquecedor tradicional? - perguntarão vocês...
A questão é a eficiência energética.
É frequente verem-se anunciados valores de eficiência de 400-600% nestes aparelhos. Não é propriamente verdade, mas eu explico.
O que acontece é que é mais eficiente "mover-se" calor de um lado para o outro do que gerá-lo "do nada".
Ou seja: num aquecedor eléctrico por cada joule de energia consumida é gerado um joule de calor; sob condições ideais de temperatura interna/externa, esse mesmo joule pode servir para transferir mais de um joule de energia térmica do lado mais frio para o lado mais quente.
Sob esta perspectiva, as bombas de calor são verdadeiramente mais eficientes. (Motivo pelo qual eu aconselho quase sempre a compra de equipamento de "ar condicionado" em vez de aquecedores, aquecimento central, etc.)
No entanto, há também pontos a ter em conta, nomeadamente no caso de as diferenças de temperaturas serem muito elevadas, e com temperaturas exteriores abaixo de zero (embora isso não seja comum no nosso país.) Nestes casos, a sua eficiência é drasticamente reduzida... pelo que devem aconselhar-se com um especialista antes de optarem por uma solução deste tipo.
E isso necessita de extracção de água no que toca ao arrefecimento?? queria uma solução para refrigerar o meu apartamento e não posso por ar condicionado cá :o(
ResponderEliminarHugz,
Luís
A instalação disto é semelhante à de um A/C. Tem que ter tubagem para ligar as unidades exteriores/interiores. Para apartamentos é sempre mais complicado.
ResponderEliminarNo teu caso, pelo menos no escritório - e já que estas principalmente sempre em casa - um daqueles acumuladores eléctricos é sempre boa opção: quer seja aqueles da EDP ou dos outros mais baratos de que ja falaram.
Pelo q tenho discutido e analisado os sistemas de Chão Flutuante.
ResponderEliminarConsegues casas termicamente equilibradas, com consumos de gaz relativamente baixos: 100-200€ mês
São tudo coisas complementares. Um bom isolamento térmico, nas paredes, chão, tectos; claro que irá permitir poupar bastante.
ResponderEliminarMas se gastasse 200 euros por mes em gás... ai jasus! :)
Pretendo saber se as bombas de calor para AQS necessitam de instalação de muita tubagem num apartamento deste ano.
ResponderEliminarComo é feita a ligação à canalização de água existente?
Obrigado.
Quanto a questoes de instalação o melhor será contactar uma empresa especializada.
ResponderEliminaras bombas de calor apenas são para pisos radiantes ou tambem podem ser ligadas a um aparelho de ar condicionado?
ResponderEliminarA bomba de calor é um sistema de transferência de calor, e que é o elemento principal existente em diversos equipamento, como os A/C (embora possa existir sob as mais variadas formas, e adequada às mais diferente aplicações.)
ResponderEliminarDaí que, o seu uso em piso radiantes, esteja simplesmente dependente do equipamento em questão, e não da "tecnologia" em si.
Um vulgar "ar condicionado" tem no seu interior uma bomba de calor, que é o que lhe permite transferir o calor para/dentro fora de uma divisão.
A minha casa é relativamente nova queria colocar uma maquina destas o que aconselham?
ResponderEliminarA casa tem 4 divisões e já tem a pré instalação feita para ar condicionado é igual ,quero saber preços?
Podem ajudar????
Esta alternativa me parece muito viável, parabéns pela divulgação do conteúdo!
ResponderEliminarRealmente as bombas de calor são a melhor opção hoje em dia! Dão para ligar não só ao pavimento radiante, como a radiadores, ventiloconvectores( igual a um ar condicionado mas funciona com agua na unidade interior e nao com gas ), toalheiros, rodapés, aerotermos...etc,...e claro a acumuladores de AQS (agua quente sanitaria), pois as novas BC já permitem manter um acumulador a 60c, garantindo a sua desbacterização em duas horas (com essa temperatura).
ResponderEliminarEm termos de investimento é (+/-) 5 vezes mais cara que uma caldeira mural, mas com conforto 24 horas consegue se um retorno de investimento interessante, que obviamente depende de cada instalação.
ResponderEliminarPretendo substituir a caldeira a gasoleo por uma bomba de calor, a duvida é a seguinte? A tubagem existente do aquecimento central servirá para receber o calor enviado pela B/C teria certamente que substituir os antigos radiadores se assim fosse não me seria dificil optar pela bomba de calor.Espero um comentário vosso, obrigado.
Manuel
bom, se quiseres manter somente a questão do aquecimento, podes manter esses radiadores, mas, se quiseres com a questão do arrefecimento tens de colocar os ventiloconvectores, pois assim terás quente e frio.Há e podes manter a tubagem antiga, muda-se somentes os aparelhos um pelo outro, é só encaixar no sitio da caldeira!!!
ResponderEliminarVi recentemente um sistema com Bomba de Calor fabricado em Portugal que utiliza Bomba de Calor para Climatização e também para Aguas Quentes Sanitárias. Vi em funcionamento numa loja que abriu em Coimbra. Nada melhor que ver o sistema em funcionamento para avaliar. Não sei os preços, mas deram-me a entender que seriam mais económicas que as que vi da Junkers e ainda por cima com 7 anos de garantia. A loja é a Appliance Arts (acho que é assim que se escreve). Por enquanto ainda estou só a começar a casa, mas vou de certeza voltar a esta loja, até porque o produto é fabricado cá em Portugal.
ResponderEliminarTenho a funcionar o sistema de bomba de calor desde há poucos dias. Foi só substituir a caldeira a gasóleo pelas ditas bombas (duas no meu caso) e mais uma caixa de tubagens e quadro elétrico. Falta ainda instalar alguns equipamentos mas já está a funcionar desde o dia da instalação. Quanto a consumos ainda é cedo para avaliar mas, pelas medições efetuadas pelos montadores, o gasto deve ser metade do custava o gasóleo da caldeira que foi substituída.
ResponderEliminarO equipamento foi "fabricado" pelo técnico, que também fez a montagem, a partir de componentes que ele importa diretamente. Quanto a custos de instalação, ronda 50% daquilo que vi na publicidade.
seria possível o contacto?
EliminarPretendo instalar BC na minha casa que renovei recentemente,com dois pisos,2X90m, muito bem isolada com pré tubagem para aquecimento . No andar tenho quatro quartos,nos quais gostaria de aplicar ventiloconvectores,pois nas noites de verao ,o calor acaba por ultrapassar a isolaçao. Gostaria de saber se é possivel instalar ventiloconv. nos quartos e radiadores toalheiros nas casas de banho e radiad normais noutras peças e qual maquina me aconselha.
ResponderEliminarque tal tem funcionado este sistema? é um investimento muito grande?
EliminarPara completar a minha anterior questao, também quero aproveitar para incluir a AQS. Quanto à localisaçao esta situa-se na zona de Tomar
ResponderEliminarAs bombas de calor arrefecem com as mesma rapidez e eficácia do ar condicionado?
ResponderEliminar