sábado, 17 de janeiro de 2009

Bombas de Calor

Depois de ter falado dos acumuladores de calor, hoje venho apresentar-vos outra solução que tem ganho aderentes nos últimos anos: as bombas de calor.

Esta é uma solução também apoiada pela EDP que tem a vantagem de permitir, aquecer e arrefecer a vossa habitação (ao contrário dos acumuladores de calor, que apenas servem para aquecimento.)

O princípio de funcionamento é simples: transferir o calor de um local para outro. Na realidade é o mesmo princípio presente em aparelhos tão comuns como o vulgar frigorífico e na maioria dos aparelhos de ar-condicionado.

1) condensador, 2) válvula de expansão, 3) evaporador, 4) compressor.


No caso das bombas de calor para as habitações, pode optar-se por dois tipos de modelo/instalação: a geotérmica e a aerotérmica.

No caso da bomba de calor geotérmica, é utilizada a diferença de temperatura entre o interior da habitação e a temperatura "quase-constante" do subsolo no exterior. Esta instalação obriga à escavação no exterior para a instalação das tubagens.

A bomba de calor aerotérmica é de instalação bastante mais simples, semelhante à de um vulgar aparelho de "Ar Condicionado", e utiliza a diferença de temperaturas entre o ar interior e o ar exterior.


A eficiência

Ora, que vantagem tem isto, relativamente a um aquecedor tradicional? - perguntarão vocês...
A questão é a eficiência energética.
É frequente verem-se anunciados valores de eficiência de 400-600% nestes aparelhos. Não é propriamente verdade, mas eu explico.

O que acontece é que é mais eficiente "mover-se" calor de um lado para o outro do que gerá-lo "do nada".
Ou seja: num aquecedor eléctrico por cada joule de energia consumida é gerado um joule de calor; sob condições ideais de temperatura interna/externa, esse mesmo joule pode servir para transferir mais de um joule de energia térmica do lado mais frio para o lado mais quente.
Sob esta perspectiva, as bombas de calor são verdadeiramente mais eficientes. (Motivo pelo qual eu aconselho quase sempre a compra de equipamento de "ar condicionado" em vez de aquecedores, aquecimento central, etc.)

No entanto, há também pontos a ter em conta, nomeadamente no caso de as diferenças de temperaturas serem muito elevadas, e com temperaturas exteriores abaixo de zero (embora isso não seja comum no nosso país.) Nestes casos, a sua eficiência é drasticamente reduzida... pelo que devem aconselhar-se com um especialista antes de optarem por uma solução deste tipo.

20 comentários:

  1. E isso necessita de extracção de água no que toca ao arrefecimento?? queria uma solução para refrigerar o meu apartamento e não posso por ar condicionado cá :o(

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. A instalação disto é semelhante à de um A/C. Tem que ter tubagem para ligar as unidades exteriores/interiores. Para apartamentos é sempre mais complicado.

    No teu caso, pelo menos no escritório - e já que estas principalmente sempre em casa - um daqueles acumuladores eléctricos é sempre boa opção: quer seja aqueles da EDP ou dos outros mais baratos de que ja falaram.

    ResponderEliminar
  3. Pelo q tenho discutido e analisado os sistemas de Chão Flutuante.
    Consegues casas termicamente equilibradas, com consumos de gaz relativamente baixos: 100-200€ mês

    ResponderEliminar
  4. São tudo coisas complementares. Um bom isolamento térmico, nas paredes, chão, tectos; claro que irá permitir poupar bastante.

    Mas se gastasse 200 euros por mes em gás... ai jasus! :)

    ResponderEliminar
  5. Pretendo saber se as bombas de calor para AQS necessitam de instalação de muita tubagem num apartamento deste ano.
    Como é feita a ligação à canalização de água existente?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Quanto a questoes de instalação o melhor será contactar uma empresa especializada.

    ResponderEliminar
  7. as bombas de calor apenas são para pisos radiantes ou tambem podem ser ligadas a um aparelho de ar condicionado?

    ResponderEliminar
  8. A bomba de calor é um sistema de transferência de calor, e que é o elemento principal existente em diversos equipamento, como os A/C (embora possa existir sob as mais variadas formas, e adequada às mais diferente aplicações.)

    Daí que, o seu uso em piso radiantes, esteja simplesmente dependente do equipamento em questão, e não da "tecnologia" em si.

    Um vulgar "ar condicionado" tem no seu interior uma bomba de calor, que é o que lhe permite transferir o calor para/dentro fora de uma divisão.

    ResponderEliminar
  9. A minha casa é relativamente nova queria colocar uma maquina destas o que aconselham?
    A casa tem 4 divisões e já tem a pré instalação feita para ar condicionado é igual ,quero saber preços?
    Podem ajudar????

    ResponderEliminar
  10. Esta alternativa me parece muito viável, parabéns pela divulgação do conteúdo!

    ResponderEliminar
  11. Realmente as bombas de calor são a melhor opção hoje em dia! Dão para ligar não só ao pavimento radiante, como a radiadores, ventiloconvectores( igual a um ar condicionado mas funciona com agua na unidade interior e nao com gas ), toalheiros, rodapés, aerotermos...etc,...e claro a acumuladores de AQS (agua quente sanitaria), pois as novas BC já permitem manter um acumulador a 60c, garantindo a sua desbacterização em duas horas (com essa temperatura).
    Em termos de investimento é (+/-) 5 vezes mais cara que uma caldeira mural, mas com conforto 24 horas consegue se um retorno de investimento interessante, que obviamente depende de cada instalação.

    ResponderEliminar

  12. Pretendo substituir a caldeira a gasoleo por uma bomba de calor, a duvida é a seguinte? A tubagem existente do aquecimento central servirá para receber o calor enviado pela B/C teria certamente que substituir os antigos radiadores se assim fosse não me seria dificil optar pela bomba de calor.Espero um comentário vosso, obrigado.

    Manuel

    ResponderEliminar
  13. bom, se quiseres manter somente a questão do aquecimento, podes manter esses radiadores, mas, se quiseres com a questão do arrefecimento tens de colocar os ventiloconvectores, pois assim terás quente e frio.Há e podes manter a tubagem antiga, muda-se somentes os aparelhos um pelo outro, é só encaixar no sitio da caldeira!!!

    ResponderEliminar
  14. Vi recentemente um sistema com Bomba de Calor fabricado em Portugal que utiliza Bomba de Calor para Climatização e também para Aguas Quentes Sanitárias. Vi em funcionamento numa loja que abriu em Coimbra. Nada melhor que ver o sistema em funcionamento para avaliar. Não sei os preços, mas deram-me a entender que seriam mais económicas que as que vi da Junkers e ainda por cima com 7 anos de garantia. A loja é a Appliance Arts (acho que é assim que se escreve). Por enquanto ainda estou só a começar a casa, mas vou de certeza voltar a esta loja, até porque o produto é fabricado cá em Portugal.

    ResponderEliminar
  15. Tenho a funcionar o sistema de bomba de calor desde há poucos dias. Foi só substituir a caldeira a gasóleo pelas ditas bombas (duas no meu caso) e mais uma caixa de tubagens e quadro elétrico. Falta ainda instalar alguns equipamentos mas já está a funcionar desde o dia da instalação. Quanto a consumos ainda é cedo para avaliar mas, pelas medições efetuadas pelos montadores, o gasto deve ser metade do custava o gasóleo da caldeira que foi substituída.
    O equipamento foi "fabricado" pelo técnico, que também fez a montagem, a partir de componentes que ele importa diretamente. Quanto a custos de instalação, ronda 50% daquilo que vi na publicidade.

    ResponderEliminar
  16. Pretendo instalar BC na minha casa que renovei recentemente,com dois pisos,2X90m, muito bem isolada com pré tubagem para aquecimento . No andar tenho quatro quartos,nos quais gostaria de aplicar ventiloconvectores,pois nas noites de verao ,o calor acaba por ultrapassar a isolaçao. Gostaria de saber se é possivel instalar ventiloconv. nos quartos e radiadores toalheiros nas casas de banho e radiad normais noutras peças e qual maquina me aconselha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que tal tem funcionado este sistema? é um investimento muito grande?

      Eliminar
  17. Para completar a minha anterior questao, também quero aproveitar para incluir a AQS. Quanto à localisaçao esta situa-se na zona de Tomar

    ResponderEliminar
  18. As bombas de calor arrefecem com as mesma rapidez e eficácia do ar condicionado?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails