Ora, ao contrário dos aquecedores eléctricos, que gastam electricidade enquanto estão a funcionar, estes acumuladores de calor são concebidos para acumular o calor durante as horas de vazio (quando a electricidade é mais barata) libertando-o depois durante o resto do dia.
Não é de estranhar portanto, que estes sejam aconselhados pela própria EDP, juntamente com o tarifário bi-horário.
O princípio é este: o acumulador fica a "acumular" calor durante a noite, da meia-noite às 8h00, e depois mantém a casa quente durante o dia.
Existem vários modelos diferentes, nomeadamente: os estáticos e os dinâmicos. A diferença é que os acumuladores de calor dinâmicos têm um ventilador extra que maximiza ainda mais a dispersão do calor - e podem incluir também uma resistência eléctrica extra, tornando-os num termoventilador quando necessário.
Entre as suas vantagens estão a facilidade de instalação e a eficiência energética. Mas atenção, depois de instalados não pensem que podem andar com uma coisa destas de um lado para o outro. Não; isto pesa uma "tonelada", e é para ficar no sítio onde fica instalado.
(imagem via rcs)
- Núcleos refractários
- Resistência de aquecimento
- Isolamento térmico
- Regulador de recarga
- Conduta de ar com”bypass”
- Fixação à parede
- Interruptor de recarga
- Interruptor do regulador de temperatura (acessório)
- Isolamento térmico de placas rígidas
- Ventilador para a circulação uniforme de ar
- Resistência de aquecimento adicional (acessório)
Apesar de serem uma boa opção, quero também alertar para alguns pormenores que por vezes complicam o seu uso efectivo.
Para começar, dependendo do número de acumuladores que decidirem instalar, e considerando que cada um deles gastar milhares de Watts - podem ter necessidade de aumentar a potência do vosso quadro eléctrico com o consequente aumento da
Por outro lado, há quem se queixe de que em certas situações, quando chegam a casa ao fim do dia, o calor dissipado é já insuficiente para manter a temperatura "agradável".
Ou seja, mantem a temperatura enquanto a maioria das pessoas não está em casa (durante o dia) e quando efectivamente precisam de usufruir dele, têm que os ligar novamente (negando a vantagem da tarifa bi-horária.) Claro que, se passam todo o dia em casa, então estão a tirar partido dele e esta questão não se coloca.
Por último, é um sistema exclusivamente de aquecimento - e embora os custos de instalação sejam outros, podem equacionar a instalação de uma unidade de Ar Condicionado, que além de vos aquecer a casa durante o Inverno, também a arrefecerá nos quentes dias de Verão.
Fica a informação, cada um decidirá por si qual a melhor opção para o seu caso.
Mais interessante que um ar condicionado "normal", são os que funcionam como bomba de calor. A EDP fala neles:
ResponderEliminarhttp://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/StorageHeater/HeatPumps/heatpumps.htm
Tal como no Verão "bombeiam" o calor para fora da casa, no Inverno fazem o contrário. Em vez de usarem resistências eléctricas para aquecer a casa vão buscar calor ao exterior. Por cada watt gasto, obtém-se 3 a 6W de calor.
Não estragues a festa, que o post sobre esses já está agendado para os próximos dias. :)
ResponderEliminar@nelson julgo q estás a falar de ACs Inverter, n e?
ResponderEliminar@BUGabundo, ainda só lhes ouvi chamar bombas de calor ou "heat pumps". Mas essencialmente são ACs com funcionamento invertido (ou que podem inverter).
ResponderEliminarAinda aqui há dias falei nisto a alguém a quem fez mt confusão a hipótese de ir buscar calor ao exterior que "está tão frio". Acabei por ter de explicar o funcionamento de um frigorífico ou de um AC, que já há dezenas de anos transferem precisamente o calor de um sitio mais frio para um mais quente. Ao menos a cadeira de Termodinâmica na faculdade serviu para alguma coisa. :)
Praticamente todos os ACs actuais usam "bombas de calor"... Os chamados "inverter" têm é a capacidade de funcionar em carga parcial.
ResponderEliminarDantes, o compressor nos AC era: ou ligado, ou desligado. Nos inverter, o compressor pode funcionar a 50%, 70%, etc. ajustando a potência em função do trabalho necessário.
ola a todos
ResponderEliminarpodem dizer-me como é que se distingue um A/C com heat pump?e já agora qual o preço e o consumo dos mesmos? muito obrigado
Como já foi dito, qualquer AC actual (que permite aquecer/arrefecer) pode ser considerado uma bomba de calor (heatpump) - já que bombeia o calor de um lado para o outro:
ResponderEliminardo interior para o exterior, para arrefecer
do exterior para o interior, para aquecer
Preços e consumos irão variar conforme a potência do aparelho, a diferença de temperatura entre o exterior e interior, e a temperatura que se quer atingir.
No entanto, comparados com outros métodos de climatização, o "Ar Condicionado/heatpump" é considerado dos mais eficientes.
Já agora. Os "acumuladores de calor" (como os apelidam) é dos maiores barretes (embora existem situações em que são indicados). Isso por duas razões fundamentais.
ResponderEliminar1º a taxa "nocturna" é quando se necessita normalmente de calor. Ou seja, para "aproveitar" o preço mais baixo vai ter de libertar de dia. Quando não faz "falta" aquecer, pois está desocupada.
2ª o rendimento é exactamente o mesmo que o de uma qualquer resistência eléctrica. Pois é uma resistência que ele possui. Ou seja paga-se muito tendo o mesmo rendimento que um "simples" aquecedor de filamento.
Ou seja.
Só para aqueles que estão de dia em casa é que será indicado.
Pois aí sim, acumula de noite (tarifa mais baixa) e vai depois libertar de dia quando o utilizador está em casa a necessitar.
Para a restante maioria da população mais vale comprar radiadores a óleo ou mesmo de resistência pois são infinitamente mais baratos (para a mm potência) e sempre os pode mover de um lado para o outro e com um relógio programador acoplado....