quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Acumuladores de Calor Eléctricos

E bem a propósito do recorde de consumo eléctrico, venho hoje falar-vos de uma solução interessante para quem deseja manter a sua casa a uma temperatura confortável, independentemente de ter ou não pré-instalação para aquecimento central: os acumuladores de calor.

Ora, ao contrário dos aquecedores eléctricos, que gastam electricidade enquanto estão a funcionar, estes acumuladores de calor são concebidos para acumular o calor durante as horas de vazio (quando a electricidade é mais barata) libertando-o depois durante o resto do dia.

Não é de estranhar portanto, que estes sejam aconselhados pela própria EDP, juntamente com o tarifário bi-horário.

O princípio é este: o acumulador fica a "acumular" calor durante a noite, da meia-noite às 8h00, e depois mantém a casa quente durante o dia.

Existem vários modelos diferentes, nomeadamente: os estáticos e os dinâmicos. A diferença é que os acumuladores de calor dinâmicos têm um ventilador extra que maximiza ainda mais a dispersão do calor - e podem incluir também uma resistência eléctrica extra, tornando-os num termoventilador quando necessário.


Entre as suas vantagens estão a facilidade de instalação e a eficiência energética. Mas atenção, depois de instalados não pensem que podem andar com uma coisa destas de um lado para o outro. Não; isto pesa uma "tonelada", e é para ficar no sítio onde fica instalado.

(imagem via rcs)
  1. Núcleos refractários
  2. Resistência de aquecimento
  3. Isolamento térmico
  4. Regulador de recarga
  5. Conduta de ar com”bypass”
  6. Fixação à parede
  7. Interruptor de recarga
  8. Interruptor do regulador de temperatura (acessório)
  9. Isolamento térmico de placas rígidas
  10. Ventilador para a circulação uniforme de ar
  11. Resistência de aquecimento adicional (acessório)

Apesar de serem uma boa opção, quero também alertar para alguns pormenores que por vezes complicam o seu uso efectivo.
Para começar, dependendo do número de acumuladores que decidirem instalar, e considerando que cada um deles gastar milhares de Watts - podem ter necessidade de aumentar a potência do vosso quadro eléctrico com o consequente aumento da assinatura mensal (ah não, que já não temos assinaturas, agora é taxa de potência contratada.)

Por outro lado, há quem se queixe de que em certas situações, quando chegam a casa ao fim do dia, o calor dissipado é já insuficiente para manter a temperatura "agradável".
Ou seja, mantem a temperatura enquanto a maioria das pessoas não está em casa (durante o dia) e quando efectivamente precisam de usufruir dele, têm que os ligar novamente (negando a vantagem da tarifa bi-horária.) Claro que, se passam todo o dia em casa, então estão a tirar partido dele e esta questão não se coloca.

Por último, é um sistema exclusivamente de aquecimento - e embora os custos de instalação sejam outros, podem equacionar a instalação de uma unidade de Ar Condicionado, que além de vos aquecer a casa durante o Inverno, também a arrefecerá nos quentes dias de Verão.

Fica a informação, cada um decidirá por si qual a melhor opção para o seu caso.

8 comentários:

  1. Mais interessante que um ar condicionado "normal", são os que funcionam como bomba de calor. A EDP fala neles:
    http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/StorageHeater/HeatPumps/heatpumps.htm

    Tal como no Verão "bombeiam" o calor para fora da casa, no Inverno fazem o contrário. Em vez de usarem resistências eléctricas para aquecer a casa vão buscar calor ao exterior. Por cada watt gasto, obtém-se 3 a 6W de calor.

    ResponderEliminar
  2. Não estragues a festa, que o post sobre esses já está agendado para os próximos dias. :)

    ResponderEliminar
  3. @nelson julgo q estás a falar de ACs Inverter, n e?

    ResponderEliminar
  4. @BUGabundo, ainda só lhes ouvi chamar bombas de calor ou "heat pumps". Mas essencialmente são ACs com funcionamento invertido (ou que podem inverter).

    Ainda aqui há dias falei nisto a alguém a quem fez mt confusão a hipótese de ir buscar calor ao exterior que "está tão frio". Acabei por ter de explicar o funcionamento de um frigorífico ou de um AC, que já há dezenas de anos transferem precisamente o calor de um sitio mais frio para um mais quente. Ao menos a cadeira de Termodinâmica na faculdade serviu para alguma coisa. :)

    ResponderEliminar
  5. Praticamente todos os ACs actuais usam "bombas de calor"... Os chamados "inverter" têm é a capacidade de funcionar em carga parcial.

    Dantes, o compressor nos AC era: ou ligado, ou desligado. Nos inverter, o compressor pode funcionar a 50%, 70%, etc. ajustando a potência em função do trabalho necessário.

    ResponderEliminar
  6. ola a todos
    podem dizer-me como é que se distingue um A/C com heat pump?e já agora qual o preço e o consumo dos mesmos? muito obrigado

    ResponderEliminar
  7. Como já foi dito, qualquer AC actual (que permite aquecer/arrefecer) pode ser considerado uma bomba de calor (heatpump) - já que bombeia o calor de um lado para o outro:
    do interior para o exterior, para arrefecer
    do exterior para o interior, para aquecer

    Preços e consumos irão variar conforme a potência do aparelho, a diferença de temperatura entre o exterior e interior, e a temperatura que se quer atingir.
    No entanto, comparados com outros métodos de climatização, o "Ar Condicionado/heatpump" é considerado dos mais eficientes.

    ResponderEliminar
  8. Já agora. Os "acumuladores de calor" (como os apelidam) é dos maiores barretes (embora existem situações em que são indicados). Isso por duas razões fundamentais.
    1º a taxa "nocturna" é quando se necessita normalmente de calor. Ou seja, para "aproveitar" o preço mais baixo vai ter de libertar de dia. Quando não faz "falta" aquecer, pois está desocupada.
    2ª o rendimento é exactamente o mesmo que o de uma qualquer resistência eléctrica. Pois é uma resistência que ele possui. Ou seja paga-se muito tendo o mesmo rendimento que um "simples" aquecedor de filamento.

    Ou seja.
    Só para aqueles que estão de dia em casa é que será indicado.
    Pois aí sim, acumula de noite (tarifa mais baixa) e vai depois libertar de dia quando o utilizador está em casa a necessitar.
    Para a restante maioria da população mais vale comprar radiadores a óleo ou mesmo de resistência pois são infinitamente mais baratos (para a mm potência) e sempre os pode mover de um lado para o outro e com um relógio programador acoplado....

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails