quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Lâmpadas Ligadas ou Desligadas?

No outro dia tive a sorte de ver este episódio dos Mythbusters onde puseram à prova um mito bem a propósito aqui deste blog: devem-se apagar as lâmpadas ou deixá-las sempre ligadas?

Efectivamente, as gerações mais jovens podem não ter passado por isso, mas eu sou do tempo em que bastante gente deixava as lâmpadas fluorescentes sempre ligadas, pensando que o acto de as ligar gastava mais electricidade do que se estivessem ligadas o dia todo.

Por norma, os momentos iniciais do "ligar" uma lâmpada consomem mais energia do que o seu estado normal "ligado", mas... será esse consumo adicional tão grande que realmente faça diferença? Os Mythbusters puseram isso à prova, e o resultado é... NÃO!

Testaram vários tipos de lâmpadas, e calcularam o tempo equivalente ao consumo gasto no processo de ligar:
  • Incandescente: 0.36 segundos
  • CFL: 0.015 segundos
  • Halogénio: 0.51 segundos
  • LED: 1.28 segundos
  • Fluorescente: 23.3 segundos
Ou seja, em praticamente todos os casos, não compensa deixar uma lâmpada ligada com "medo" do consumo que ela tem ao ser ligada.
Até mesmo no caso das lâmpadas fluorescentes (as que provavelmente deram origem a este mito) só compensaria deixar ligada a lâmpada se tivessem que a desligar e ligar num prazo de 23 segundos - valor que se reduz para uns ridículos 0.015 segundos no caso das mais modernas CFL.

Portanto, para se querem poupar... desliguem as lâmpadas sempre que não necessitem delas.


O segundo teste foi testar se o proceso de ligar/desligar afectava a longevidade das lâmpadas, e para isso colocaram-nas num temporizador que as ligava e desligava a intervalos de 2 minutos...
O resultado supreendeu-me... ao fim de um mês, apenas uma das lâmpadas continuava a funcionar: a lâmpada de LEDs!
É claro que este teste não reflecte uma utilização normal... equivalendo quase a 10 anos de uso residencial... mas mesmo assim, pensava que uma lâmpada CFL se comportasse de melhor forma.

(O que é certo é que em cerca de um ano tive que substituir uma CFL que tinha ligado a um sensor de movimento... e agora tenho a "prova" de que tal se terá devido aos frequentes ligar/desligar.)

Fica assim provado que, os LEDs são mesmo o futuro, propocionando uma luz instântanea, facilmente controlável... e imune a estas coisas do ligar/desligar.

3 comentários:

  1. Pena só agora ter lido isto...as minhas CFL no corredor e escadas também já falharam.
    Já agora propunha que fizesse um post com a iluminação que tem actualmente em casa, o que mudaria ou vai mudar, o que funcionou e não funcionou, etc.
    Ou seja, proponho-lhe a volta dos post da sua domótica, porque este foi o melhor sitio em português que encontrei sobre o tema.
    Além disso nada como a prática para explicar estas coisas.

    Por exemplo, coloquei sensores nas áreas de passagem (2 corredores e uma escadaria) e actualmente tenho lâmpadas "normais", porque me dizem que não posso ligar CFL com os sensores.
    Já li que posso, já li que não posso, só não li o porquê que não os poder utilizar...
    sinceramente...aquilo funciona...mas não quero arriscar nenhum acidente eléctrico a médio prazo, por isso voltei às lâmpadas "normais".

    Outra coisa que pretendo fazer ainda esta semana é colocar uns micro-módulos X10 na sala e quartos para fazer soft-start, dim e mais umas brincadeiras com a iluminação. As Megaman aqui faladas podem ser usadas para isso?

    Espero que este post lhe dê ideias para mais um artigo sobre a sua domótica, porque sinceramente penso que não devo ser o único à espera :).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. @aralmeida

    Obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

    Pelo que sei, o facto de não ser aconselhado usar interuptores electrónicos com as lâmpadas prende-se com o facto de:
    1) Alguns deles usarem soft-start, que é incompatível com a maioria das CFL
    2) Necessitarem de detectar uma certa "carga" para comutarem correctamente.

    (Na caso de cargas muito baixas <4W ou isso, já tive problemas com alguns comutadores electrónicos, que não comutavam - mas as CFL que tenho usado são sempre >5W.)

    No entanto, tal como foi dito, (e eu próprio os uso) por norma funcionam sem problema com lampadas CFL.

    Relativamente à iluminação que tenho actualmente, já falei sobre isso neste post.
    Actualmente, tenho estado à espera que surja uma solução com LEDs para aplicar nos corredores a preço interessante.

    (Estou em vias de começar uma "experiência" com LEDS na iluminação da cozinha, para ir ganhando alguma experiência prática com o seu comportamento e fiabilidade - que espero ser de "ligar e esquecer." :)

    ResponderEliminar
  3. E eu que ia mudar para fluorescentes, agora tenho que descobrir o que são LED.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails