sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Despertador Diurno

Admito que o conceito não é nada de novo - eu próprio já fiz uma brincadeira do género - mas pode servir para inspirar alguém que ainda não tenha pensado nisto.

Farto de ser acordado pelos incómodos despertadores, este jovem pensou que seria muito mais agradável ser acordado pela luz natural do exterior.

Para isso, ligou o seu despertador a um pequeno motor que, na altura certa, abre as persianas para que a luz entre no seu quarto.



Eu próprio fiz algo do género assim que instalei os módulos para controlar os estores. Um dos primeiros programas que fiz foi o de programar os estores para se abrirem à hora do despertar...

Se na teoria até parece boa ideia, na prática acabou por não funcionar tão bem como eu esperava - especialmente nos dias em que me apetecia ficar na cama até mais tarde! :)
(Mas para quem tiver horários rigorosos a cumprir, pode ser uma boa sugestão.)

Tem alguns inconvenientes, como o facto de ainda poder estar escuro lá fora quando devíamos acordar, e - principalmente - o facto de, mesmo assim, ainda ser um acordar um pouco "brusco" (se bem que, quando comparado com a chinfrineira de um despertador, ser bem melhor.)

A solução alternativa que encontrei, foi a de simular de forma mais gradual e "agradável" a alvorada de forma artificial, fazendo com que a iluminação das mesas de cabeceira começassem um a acender-se de forma bastante lenta (0-80% ao longo de 30 minutos) um pouco à semelhança do que a Philips faz com o seu despertador de luz ambiente.

1 comentário:

  1. Tenho esse sistema ha anos O truque q usei foi o de ir abrindo os estores progressivamente por etapas e como tal o despertar ser mais suave

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails