segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Yawcam - Video Vigilância de Baixo Custo com Webcams

Muitos de vocês provavelmente já se interrogaram porque motivo nos pedem muitas centenas ou milhares de euros por sistemas de video-vigilância quando uma vulgar webcam pode ser comprada por poucos euros.

Obviamente que há inúmeras diferenças entre uma webcam de baixo custo e uma câmara profissional de alta qualidade capaz de identificar indivíduos em ambientes mal iluminados - mas para quem estiver interessado em explorar estas possibilidades de baixo custo (talvez até mesmo usando uma webcam que esteja "encostada" a um canto sem ser usada) então podem/devem experimentar o Yawcam.

Existem muitos programas que dão uso a webcams, e daí o nome deste Yawcam (Yet Another Webcam software) - mas este tem a particularidade de ocupar poucos recursos, ter inúmeras funcionalidades e ser fácil de usar.

Podem usar o Yawcam para fazer o stream de vídeos em tempo real das vossas webcams (o programa integra o seu próprio servidor web,) detectar movimento, fazer o upload de fotos por FTP, etc.

Podem também definir o horário em que certas coinfigurações estarão activas - para apenas fazer stream das câmaras quando estão fora de casa.

O programa não tem sido actualizado recentemente, mas continua a ser eficaz naquilo que faz.


E se precisarem de correr este programa como um serviço - não se esqueçam de usar a versão beta que está nos foruns. (assim como as instruções para o usar com mais que uma webcam.)


[Actualização 2008/12/19]
Se quiserem um software mais recente e que continua a ser actualizado, experimentem o WebcamXP.
Também interessante para alguns casos, pode ser a possibilidade de verem o que se passa no ecrã do vosso computador, como se de uma câmara se tratasse -  para isso têm o VH Screen Capture

4 comentários:

  1. O programa parece ser bom, mas eu preciso de um software que me permita ligar 4 webcam em simulâneo, este permite? Conhece algum que o permita fazer?

    ResponderEliminar
  2. Este acho que não.

    Experimenta o WebcamXP, que é mais recente e tem mais capacidades... e é gratuito para uso pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Carlos Martins,

    Obrigado pela partilha do seu conhecimento.

    Deu-me imenso jeito.

    Um abraço

    Bem-haja.

    Hernâni

    ResponderEliminar
  4. iSpy parece ser o mais completo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails