segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Tela Ideal para Projectores de Alta-Definição

A Home Entertainment Magazine publicou um artigo interessante sobre as telas de projecção.

Fixa ou móvel?
Para começar, há que optar por uma tela fixa ou uma tela móvel. Uma tela fixa é mais barata que uma móvel e é apropriada para quem tem um espaço exclusivamente dedicado ao visionamento de filmes e televisão.
Um modelo móvel permite maior versatilidade (se bem que com maiores custos) pois permite transformar uma sala "comum" numa sala de cinema ao toque de um botão.

O Tamanho?
Com os projectores acessíveis ao público, sejam eles de tecnologia DLPs, LCD, ou LCOS projectors, um tamanho de 130" em formato 16:9 será provelmente o maior que se aconselha para manter um nível razoável de luminosidade. Obviamente que há excepções à regra, dependendo do projector que escolherem.
Ter em conta que a luminosidade (brilho) da imagem diminui em função da área de projecção e não da diagonal da imagem. Por isso, ao projectarem uma imagem de 120" não estão a ver uma imagem apenas 20% maior em relação a uma imagem de 100", mas sim uma imagem com uma área 44%  maior e consequentemente 44% menos brilhante.
(Daí a necessidade de escolher a tela apropriada com maior ou menor ganho.)



O Ganho da Tela
O ganho da tela era um factor bastante importante na altura dos projectores CRT. Actualmente, quase todos os projectores modernos são mais que suficientes para criar uma imagem projectada com um bom nível de luminosidade.
Portanto, na maior parte dos casos a melhor opção é uma tela com um ganho de 1.
Telas cinzentas com ganho de 0.85 foram bastante utilizadas com os primeiros projectores LCD, quando havia necessidade de melhorar os níveis de negro - mas mais uma vez, com os avanços verificados nestes projectores, tal deixou de ser necessário e pode inclusivé ser prejudicial no caso de telas de grandes dimensões que requerem o máximo de brilho possível.
Há também telas com ganhos bastante superiores, de factor 2. No entanto estas telas muitas vezes causam "hotspots" brilhantes no centro da tela, e reduzem também significativamente o ângulo de visão ideal. Podem no entanto ser apropriadas para telas de grandes dimensões em que os espectadores estejam alinhados pelo eixo central de projecção.


O Formato da Tela
A maioria dos projectores para o mercado doméstico têm o formato 16:9 (ou seja 1.78:1) mas apenas as emissões em alta-definição adoptam este formato. No caso dos filmes, o mais comum é que tenham entre 1.85:1 e 2.35:1.
É aqui que entram as lentes anamórficas e o processamento digital da imagem que permitem tirar o total partido da resolução do projector, criando uma imagem "distorcida" que é depois projectada correctamente através da lente anamórfica, tal como acontece nas salas de cinema.
Para isso, algumas as telas possuem um sistema de máscaras que podem ser ajustadas horizontalmente ou verticalmente  para que fiquem com o formato ideal.

Perfurada ou Não?
Uma tela perfurada permite esconder as colunas por trás da tela, tal como nas salas de cinema. No entanto, com os projectores a terem píxeis de tamanho fixo, há que ter atenção para que não se criem interferências na imagem como os padrões "moiré."
Em alternativa, há telas transparentes ao som, que apesar de não serem perfuradas permitem a passagem inalterada das ondas sonoras - evitando também qualquer interferência na imagem.


Fabricantes de telas
Da lite Screen Company - da-lite.com
dnp - supernovascreen.com
Draper Projection Screens – draperinc.com
Elite Screens - elitescreens.com
Planar - planarhometheater.com
Screen Excellence – screenexcellence.com
Screen Research - screenresearch.com
SI Screens (formally Screen Innovations) - SIScreens.com
Stewart Filmscreen - stewartfilmscreen.com
Vutec Screens – vutec.com

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails