domingo, 29 de junho de 2008

CFLs - Quais Escolher?

Numa altura em que muitos estão em processo de substituição das suas antigas lâmpadas incandescentes por mais eficientes lâmpadas CFL, há alguns pontos que convém salientar.

Por certo já repararam que nas prateleiras dos hiper mercados há vários tipos de lâmpadas CFL, umas ditas de "luz fria" (azulada) e outras de "luz quente" (amarelada.)

Por norma, usam-se as de luz fria nos locais onde tradicionalmente se utilizaria lâmpadas fluorescentes, e as de luz quente onde se usam lâmpadas normais. Por certo, ninguém gostaria de ter uma luz "fria" na sua sala de estar, pois a tonalidade amarelada de uma luz "quente" torna o ambiente muito mais acolhedor e sociável.

Assim sendo, as recomendações da Wired são:

Sala de Estar/Sala de Jantar
CFLs de tons quentes. Lâmpadas com uma temperatura de cor dos 2,700 aos 3,000 K serão as mais apropriadas.


Escritório/Sala de Estudo
Uma luz mais "fresca" é a mais apropriada para estas tarefas. O espectro azulado-esverdeado faz com que seja mais fácil focar os olhos em coisas a curta distância. Se costumam ler muito procurem lâmpadas com 3,500 K; ou 4,100 K para trabalho mais detalhado como construção/pintura de miniaturas.


Quarto de dormir
Embora possam usar as mesmas lâmpadas para leitura que mencionei no parágrafo anterior, a maior parte das pessoas prefere uma iluminação mais "quente" que proporcione um ambiente mais relaxante e acolhedor. Para isso, umas CFL de 2,700 K são as mais apropriadas.
Para maior controlo, usem lâmpadas CFL compatíveis com dimmer - ou então aquelas com 3 níveis de luminosidade - para obterem o ambiente perfeito para todas as ocasiões.


Quarto de banho
As CFL não são a melhor opção para os quarto de banho, a não ser que passem lá muito tempo. O seu tempo de vida que é anunciado como sendo 10x superior ao de uma lâmpada incandescente é drasticamente reduzido em situações de contante "liga/desliga." Por isso, a melhor opção é usarem lâmpadas especificas com "soft-start", ou então... LEDs.


Pátio/Varandas
Para ambientes ao ar livre, o ideal é usar lâmpdas com cerca de 3,000 K que permitem ter um ambiente agradável e uma boa luminosidade para a maioria das situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails