segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Circuito UPS para Estores X10

Tal como foi sugerido em discussão num post anterior, a colocação de uma UPS para permitir o uso de estores eléctricos em caso de emergência (sem electricidade) introduz alguns problemas no caso do sistema X10.

Se se ligassem os estores eléctricos directamente à UPS, como seria a solução mais lógica e fácil, os comandos X10 da rede eléctrica seriam filtrados pela mesma - excepto no caso de UPS que usassem relés internos, para passar directamente a corrente AC exterior para o circuito interno.
(Uma vez que a maioria delas oferece regulação electrónica da corrente de saída, isso raramente acontece nas UPS comuns)

Colocar um repetidor, que re-introduzisse os comandos X10 após a UPS também não funcionaria, uma vez que as UPS "baratas" não reproduzem um sinal AC sinusoidal que permita o transporte de comandos X10 -algumas funcionam, outras não, outras dão problemas...

Portanto... foi sugerido: e que tal ter os estores eléctricos ligado ao circuito normal de electricidade - funcionando via X10 - e comutar para o circuito de UPS apenas quando necessário, permitindo a abertura manual - carregando nos botões?

Ora, é uma boa opção (se vivem em zonas com quebras de energia frequentes) e é possível automatizar isso de forma simples.

O esquema (e desculpem-me os dotes artísticos inexistentes) é algo deste tipo:


Ou seja, usando um relé, podemos alimentar os estores com a rede AC normal, e apenas em caso de falta de energia comutar para o circuito AC.

Assim, poderão ter o controlo via X10 durante o modo "normal", e abrir manualmente em caso de estar a funcionar no modo UPS. O consumo extra do relé, que estará energizado a maior parte do tempo é negligenciável.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

10 Home-Theaters de Sonho

Se estão a pensar em como decorar o vosso Home-Theater, deixo-vos um link que poderá servir de inspiração: 10 Home Theaters inspirados em Filmes.

Há home-theaters para todos os gostos, inpirados no Indiana Jones, Batman, Star Trek, Star Wars, e até mesmo no Titanic.



Sem dúvida, salas de arregalar o olho. :)

Apenas têm que poupar algumas dezenas ou centenas de milhares de euros (embora haja ali um que chegue aos 3 milhões de dólares - gulp!) ou então meterem mãos à obra e fazerem vocês mesmos a maior parte do trabalho. Mesmo o mais barato tem muito bom aspecto.

O meu Home-theater é sem dúvida bastante mais minimalista, mas... o meu orçamento também é bastante mais limitado.
Mas o que interessa é o essencial, e nesse aspecto estou bem servido na parte visual, de aúdio, e obviamente... de conforto. :)


via [DeputyDog]

Z-Wave nos Mac

Aqui não há discriminação!
Embora eu só tenha experiência com sistemas Windows - e me vá aventurando (cada vez mais, diga-se de passagem :) nos domínio dos Linuxes - não tenho nada contra os utilizadores de Macs.

E para provar isso, aqui fica uma notícia para todos os que tenham módulos Z-Wave e os queiram controlar via o seu Mac.

A Wayne Dalton lançou um sistema de automação Z-Wave para Mac, e com um preço bastante acessível ($87.)
Permitindo controlar todos os dispositivos via o vosso computador, esta companhia tenciona aproveitar um mercado ainda por explorar: o da domótica nos Macs.

Se estão interessados, leiam a notícia completa no CEPro.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Escadas Encurtadas

Enquanto espero que as minhas lâmpadas CFL compatíveis com dimmers cheguem, dei com estas escadas que ocupam um espaço reduzido.



Desta forma, é possível aproveitar espaços que de outra forma ficariam desperdiçados.
Comparem o espaço necessário com o que ocupa uma escada "de trepar".



Colocar uma escadaria convencional numa situação destas seria impossível (ou obrigaria a um desperdício de espaço ainda maior.)

No meu caso, não tenho como lhes dar uso, mas fica a ideia para quem precisar de colocar escadas num espaço reduzido.
(E cheias de estilo, ainda por cima! :)

via [Below The Clouds]

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

MCEGuru - o Controlo Remoto Perfeito

(peço desculpa a quem já tiver lido isto no outro blog - mas fiquei tão entusiasmado que acho que merece o post em duplicado! :)

Se procuram o controlo remoto perfeito para o vosso Windows Media Center, têm que dar uma olhada neste vídeo do MCEGuru!



Considerando o custo atronómico de alguns controlos remotos com display, e sabendo que se pode arranjar um Nokia N770 por cerca de 150 Euros (ou menos, se encontrarem um usado - o que não deve ser difícil com muitos a trocá-los pelos novos modelos) este MCEGuru passa a ser a forma ideal de controlarem o vosso Media Center.

Infelizmente, está apenas disponível para os Nokia N770-810 e para os MiniBox Linux, e funciona exclusivamente com os edicões Media Center do "Windows", ou seja o XP Media Center e Vista Media Center.
Se fosse mais genérico e funcionasse com software de Media Centers open-source, seria bem mais atractivo. Mas... para quem tiver um Windows MCE, esta continua a ser uma boa opção.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Big Brother is Watching Your Thermostat

Não é que eu não seja a favor da eficiência, mas quando se lêem notícias como esta, onde o "governo" pretende ter acesso remoto aos termostatos em casa dos cidadãos é caso para pensar onde é que isto pode ir parar.

Por enquanto trata-se de uma proposta que está ainda longe da realidade (já para não falar nos anos que nos separam das terras do Tio Sam) mas... Que me dizem vocês desta medida?
Na teoria, não seria algo "abusivo". Mas sem dúvida que permitiria às companhias de electricidade fazer o jogo das companhias de comunicação: vender aquilo que não têm.

Nas ADSL e cabo, vendem-se Megabits a torto e a direito, que depois são partilhados pela vizinhança toda e que raramente permitem a que cada um tenha efectivamente direito às velocidades que está a pagar.
Olhem qualquer dia, vocês a pagaram uma mensalidade para terem 20Kw, mas só desde que o vosso vizinho não ligue o aquecedor ao mesmo tempo que vocês, senao eles remotamente desligam-vos o vosso sistema de hometheater - algo do género de um traffic shaping energético.

Quanto a mim a eficiência energética é algo para ser instruida na comunidade: quem gasta mais já paga mais por isso. Não seria melhor incentivar a eficiência, em vez de estarem a invadir a privacidade dos nossos lares?
Quando enviei emails para a EDP para que me informassem sobre contadores "inteligentes" que me permitissem ver e analisar os consumos, a resposta foi inexistente e tive que me desenrascar. Agora é vê-los anunciar que qualquer dia nos querem cobrar para que se troquem os contadores por uns mais eficientes e coisa e tal...

E o raio dos alugueres dos contadores? Pensava que já tinha saido a lei que acabava com essa treta. E depois ainda há quem se surpreenda ao ver os milhões que essas empresas dão de lucro.

É caso para dizer "Ué - e o burro sou eu!?!"

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Interruptores Sem-Fio e sem Pilhas


Pois é... o conceito de interruptores sem fios (wireless) não é novo, e é usado há bastantes anos. A ideia de poder colocar um interruptor em qualquer sítio sem ter que andar a furar paredes e passar cabos eléctricos é bastante atractiva. E oferece a possibilidade de:"Ah, não gostas do interruptor nesse sítio? Então muda-se." Quer seja por motivos estéticos, práticos, ou até devido ao novo mobiliário.

No entanto, todos eles tinham um grande inconveniente: as pilhas.

Como todos nós sabemos, era mais que certo que as pilhas iam acabar no pior momento possível, fazendo com que entrassemos numa sala às escuras - possivelmente quando iamos dar início a uma festa de aniversário ou outro qualquer evento.

Portanto, será possível ter os benefícios dos interruptores sem fios sem ficar sujeito às armadilhas das pilhas?

É sim - e imagino quantos de vocês estarão a pensar: "então qual é o truque?"

Não há truque, funciona mesmo.
A EnOcean é uma empresa especializada neste tipo de dispositivos, e tem montes de patentes no que respeita a utilizar a energia da melhor forma.
No caso dos interruptores, o simples movimento de accionar o interruptor é suficiente para gerar a energia necessária para transmitir esse dados para a estação receptora.
Incrível, não?

Devido às restrições impostas por este design, utilizam um protocolo proprietário (nada de WiFi's, ZigBees ou Bluetooths) que permite que a cada "actuação" o módulo consiga enviar três transmissões de dados - e até mais, caso exista ainda energia suficiente.

Ainda não é electricidade sem fios, mas está no bom caminho... :)

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Netgear recolhe XE103 Powerline Ethernet

O ano começa mal para a Netgear - mais concretamente para todos os consumidores que tiverem um Netgear XE130 em suas casas.

Este adaptador de Ethernet para a rede eléctrica (que permite ligar aparelhos por rede usando a rede AC) tem um problema na versão europeia - a nossa! - que faz com que o aparelho possa sobre-aquecer quando usado em redes de 200-240V.

Vão ser recolhidas 82,000 unidades, e caso tenham um destes adaptadores, desliguem-no imediatamente antes que queimem qualquer coisa!

[PDF da Netgear via Engadget]

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

HDMI por cabo coaxial

A Gefen diz que vai demonstrar na CES da próxima semana os seus conversores de HDMI para cabo coaxial normal.

Isso permitiria, por exemplo, ver conteúdo de alta definição de um media center, leitor Blu ray/HD DVD, etc. por toda a casa usando os cabos de TV já instalados. Resta saber se o preço destes adaptadores vai ser "acessível" ou não.

E como já vejo alguns de vocês a dizer: "Mas..." podem ficar descansados. O sistema inclui a capacidade de transmitir comandos infra-vermelhos de volta para o equipamento emissor, o que permite controlar o aparelho de origem de qualquer ponto da casa sem necessidade de repetidores IR.

Eu por enquanto só tenho uma TV HD, mas com a perspectiva de comprar outra a curto prazo, este é um dos problemas com que me deparo - como mandar o sinal HD do meu media center para os quartos. Uma opção que tenho considerado seria usar uns HD media extenders... mas este conceito de mandar o sinal HDMI pelo cabo coaxial também me parece interessante - Se ficar consideravelmente mais barato do que um HD media device via WiFi/Ethernet.

via [Gizmodo]