E eis que a Irlanda volta a tomar a liderança numa decisão que visa reduzir o desperdício energético.
Em 2009, as lâmpadas incandescentes convencionais deixarão de ser vendidas.
Tal como é referido, a maior parte das pessoas continua a usar lâmpadas que foram inventadas na época das máquinas a vapor. Ao substituir estas lâmpadas por outras mais modernas, como as CCFL ou LEDs, estima-se que isso represente menos 700 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, assim como uma poupança de 185 milhões de euros pelos consumidores.
A partir de de Janeiro de 2009, à medida que as velhas lâmpadas se forem fundindo, os irlandeses terão que as substituir por lâmpadas mais eficientes.
via [inhabitat]
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tanto a nível pessoal, como na empresa onde trabalho, desde há muito que estamos a usar as lâmpadas compactas. No entanto temos algumas lâmpadadas incastradas no tecto de halogeneo. Chegamos a testar uma solução de lâmpadas compatíveis "LED", mas a luz era muito fraca (isto foi testado com algumas compradas no ebay). Existem já alternativas credíveis para as lâmpadas de halogeneo?
ResponderEliminarOlá Nuno,
ResponderEliminarPois, é complicado decidir.
(por alguma coisa ainda estou com lâmpadas penduradas no tecto falso, a ver se me decido o que usar! :)
Os LEDs são sem dúvida o futuro. Já tive oportunidade de assistir a demonstrações de LEDs de alta potência, da OSRAM, que seriam perfeitamente capazes de substituir os focos de halogéneo, no entanto eram protótipos e não sei quando chegarão ao mercado (nem a que preços.)
Para baralhar mais a situação, há muita iluminação LED "de baixo custo", que deixa muito a desejar - o que apenas serve para estragar a credibilidade dos LEDs. De momento as unicas lampadas LED que tenho em uso em casa são umas da Philips, fraquinhas, para luz ambiente enquanto estou a trabalhar no computador à noite, ou a ver filmes.
No entanto, vou ter que me decidir a optar por alguma solução a curto prazo.
Começam já a aparecer módulos para controlo de lampadas LED, alguns dos quais que até são compatíveis com os dimmers comuns.
O colega que me disponibilizou o módulo X10 feito por ele, estava a trabalhar numa versão para controlar iluminação LED por PWM com 3 canais (para permitir mudar a cor da iluminação via X10.)
Quem tiver conhecimento de iluminação LED de qualidade, já existente no mercado - ou que esteja a curto prazo - agradeço que deixe aqui a info.
Hummmm.. A serio?! Eh que eu vivo na ilha e ainda nao ouvi falar nada desse nova regra...
ResponderEliminarOnde eh que ouviste isso!?
Eu li isso via Inhabitat (está ali o link no fim do artigo)
ResponderEliminare eles foram buscar a notícia ao EEtimes.
... se bem que nem é coisa que precisem anunciar. Se deixarem de vender as lampadas antigas, quando a populacao for comprar, só podera comprar das novas. :)