A IKEA está a apostar no Matter como forma de simplificar a vida a todos os interessados em automatizar as suas casas.
A IKEA vai reformular a sua linha de produtos smart home para suportar totalmente o padrão Matter, garantindo compatibilidade directa com toda uma série de plataformas - Apple Home, Amazon Alexa, Google Home e Samsung SmartThings - sem que sequer seja preciso o hub da marca sueca.
A partir de Janeiro de 2026, a empresa lançará mais de 20 novos dispositivos Matter-over-Thread, incluindo luzes inteligentes, sensores e comandos remotos. Estes produtos funcionarão directamente com as principais plataformas domésticas e terão preços acessíveis, semelhantes aos actuais, fazendo com que o custo não seja um entrave à sua adopção.
O protocolo Thread, utilizado nestes dispositivos, permite uma comunicação eficiente e de baixo consumo entre dispositivos, enquanto o Matter, desenvolvido em conjunto por empresas como a Apple, Amazon e Google, funciona como camada de conectividade universal para dispositivos domésticos inteligentes, simplificando as integrações independentemente da marca do fabricante.
Além disso, a IKEA já lançou uma actualização beta para o hub Dirigera, activando o suporte a Thread e Matter. O objectivo é facilitar ao máximo a experiência do utilizador. Segundo a marca, será possível, por exemplo, ligar directamente uma lâmpada IKEA ao Apple Home, sem passos adicionais.
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário