A Qualcomm apresentou dois novos chips WiFi destinados à próxima geração de dispositivos inteligentes para o lar, que prometem maior autonomia e capacidades.
Estes novos chips de comunicação podem ser utilizados numa vasta gama de smart devices e dispositivos ligados à internet (Internet of Things).
O destaque é o QCC74xM, o primeiro chip de comunicações da Qualcomm baseado na arquitetura RISC-V, alternativa ao ARM - e que chega numa altura crucial, tendo em conta a disputa entre a Qualcomm e a ARM. O QCC74xM vem com opções avançadas de conectividade, incluindo WiFi 6, Bluetooth 5.3 e protocolos como Thread e Zigbee, tornando-o ideal para hubs domésticos inteligentes e outros dispositivos conectados. Além das ligações wireless, também suporta ligações físicas Ethernet e CAN, aumentando a sua versatilidade.
O segundo chip, o QCC730M, destina-se a dispositivos inteligentes de baixo consumo, como câmaras de segurança WiFi e fechaduras inteligentes. Com um CPU de 60 MHz e 640 KB de RAM, foi concebido para funcionar com o máximo eficiência energética, ficando-se pelo WiFi 4 dual-band, tornando-se numa opção ideal para dispositivos alimentados por bateria.
Ambos os chips já estão disponíveis como amostras para os fabricantes, ficando comercialmente disponíveis para produção em volume na primeira metade de 2025.
Ao contrário do que acontece com os chipsets Snapdragon para smartphones e tablets, em que os clientes finais podem optar por um ou outro smartphone em função do chip que têm, neste caso são chips que irão passar toda a sua via "despercebidos" dentro dos produtos, pouca diferença fazendo ao consumidor final se é o chip "X" ou "Y".
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário