A especificação Thread 1.4 foi lançada, trazendo melhorias que visam resolver os principais problemas enfrentados pelo protocolo de casas inteligentes desde o lançamento do Matter.
A melhoria mais significativa do Thread 1.4 é a maior interoperabilidade entre routers Thread, permitindo uma comunicação mais fluida entre dispositivos de diferentes fabricantes. O Thread 1.4 também melhora a conectividade ao integrar Wi-Fi e Ethernet, facilita a detecção e resolução de problemas na rede e permite que os fabricantes liguem dispositivos diretamente à internet.
Outra das alterações é a partilha de credenciais, que resolve o problema de dispositivos de diferentes ecossistemas não se inteligarem correctamente. Com o 1.4, os dispositivos Thread poderão juntar-se a qualquer rede existente sem problemas de compatibilidade, facilitando a configuração para os utilizadores. Além disso, a nova especificação garante que os routers tenham um caminho padrão definido para a internet, oferecendo conectividade cloud para os dispositivos, com a capacidade de os utilizadores desactivarem essa funcionalidade, se preferirem um sistema local.
Por fim, o Thread 1.4 melhora a transparência da rede, permitindo que os dispositivos relatem mais informações sobre o seu estado e configuração. Isto permitirá criar melhores ferramentas de diagnóstico nas apps para detecção de problemas. A expectativa é que estas actualizações ajudem o Thread a alcançar o seu potencial em conjunto com o Matter para as casas inteligentes.
Estas mudanças foram inicialmente anunciadas na CES deste ano, e o Thread Group lançou agora a especificação 1.4 juntamente com um programa de certificação. No entanto, embora os fabricantes possam começar a implementar estas actualizações, é provável que os consumidores só comecem a ver produtos com esta versão no início de 2025.
sábado, 7 de setembro de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário