segunda-feira, 29 de julho de 2024

EUA têm robot jammer para bloquear casas inteligentes

O Department of Homeland Security dos EUA tem um robot que pode bloquear comunicações wireless para evitar armadilhas digitais em casas inteligentes ou de smart devices.

Recentemente falamos de um caso em que ladrões usam jammers WiFi para inutilizar câmaras de vigilância, pelo que não é surpresa descobrir que também as forças da autoridade usem técnicas idênticas para o seu próprio benefício. O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) tem um robot jammer para enfrentar potenciais ameaças de dispositivos de casas inteligentes. Conhecido como "NEO", este robot com aparência de cão está equipado com antenas que permitem bloquear as comunicações wireless de dispositivos IoT, que podem ser usados como armadilhas durante invasões domiciliares.

O NEO pode entrar em áreas potencialmente perigosas, fornecer feedback de vídeo e áudio em tempo real, e desactivar dispositivos IoT para prevenir danos durante invasões.



Tendo em conta a versatilidade e baixo custo de dispositivos IoT, é fácil usar câmaras e sensores que activem rotinas de auto-destruição para dificultar investigações das autoridades, ou até que possam ser usados para armadilhas letais para os agentes. E estes receios não são meramente teóricos. Em 2021 um suspeito usou uma campainha inteligente para detectar a aproximação de agentes do FBI, disparando sobre eles e provocando vários mortos e feridos. Também se coloca a hipótese de, mesmo com um suspeito detido e algemado, poder dar um comando de voz à Siri, Alexa, Google Assistant, que pode levar à eliminação de dados.

Para fazer face a isto, é necessário criar uma nova geração de ferramentas, ao estilo deste cão robot bloqueador de comunicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails