domingo, 14 de abril de 2024

Mini relógio de internet com ESP32

Perfeito para quem se quiser iniciar no mundo dos ESP32, este projecto ultra-simples mostra como criar um relógio que está sempre certo.

O pequeno ESP32 veio revolucionar o mundo da electrónica, ao nos disponbilizar um microcontrolador ultra-poderoso, com WiFi, a preço absurdamente económico - e cujas dimensões reduzidas também permitem utilizá-lo em praticamente tudo o que se possa imaginar.

Neste caso, para criar este relógio compacto via internet nem sequer se precisam preocupar em ter (ou não ter) grandes habilidades em electrónica, pois necessitamos soldar apenas quatro cabos para a alimentação e comunicação entre o módulo do ESP32 e o do pequeno ecrã OLED (0.91" com 128x32 pixeis). E tudo isto fica por cerca de 5 euros.
Todo o "segredo" está na programação do ESP32, que neste caso se limita a ligar-se à vossa rede WiFi para aceder aos servidores NTP na internet que disponibilizam continuamente a hora certa, para assegurar que têm um relógio que nunca estará atrasado ou adiantado.

Depois de verem como é simples fazer este relógio via internet, certamente não vos irão faltar ideias de como expandir o projecto, adicionando coisas como indicação de horas em diferentes países, alarmes (e botões para permitir a sua programação), mostrar informação meteorológica, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails