Quem ainda tiver câmaras Dropcam e Dropcam Pro, e sistemas de segurança Nest Secure, deixará de os poder utilizar a partir de 8 de Abril.
A Google já tinha feito o pré-aviso há um ano, mas mesmo tendo em consideração que estas câmaras foram lançadas em 2012 e 2013, relembra-nos que muitos produtos não deviam ficar sujeitos aos rápidos ciclos de actualização - e abandono - como acontece noutras áreas tecnológicas. Uma câmara é uma câmara, e pode cumprir a sua função quer tenha um ano ou uma década; ser obrigado a trocar de câmaras só porque o serviço que a suporta decidiu abandoná-las, é o tipo de coisa que irá arreliar os clientes ao ponto de não voltarem a cometer o mesmo erro.
Para piorar a situação, apesar dos utilizadores ficarem sem acesso a estes produtos, as suas subscrições irão manter-se a não ser que façam o cancelamento manualmente. Ou seja, há milhares de utilizadores que, no caso de não terem produtos mais recentes, se arriscam a continuar a pagar por um serviço que já nem sequer podem utilizar.
Quanto tiverem que escolher câmaras de vigilância para casa, será bom ter em conta estes casos, sabendo que qualquer serviço que prometa "facilidades" no seu uso e operação, inevitavelmente decidirá abandonar o suporte das mesas, mais cedo ou mais tarde.
segunda-feira, 8 de abril de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário