A ION Storage Systems revelou a sua bateria solid-state, que dispensa os ânodos convencionais e não cria pressão interna ao ser recarregada.
Assiste-se actualmente a uma enorme procura por tecnologias de bateria com maior densidade energética e mais seguras, com as baterias solid-state a serem vistas como o próximo passo. A ION Storage Systems é uma das empresas que se tem dedicado a esse objectivo e revelou ter feito avanços significativos com as suas baterias ION+ de estado sólido.
A bateria solid state da ION tem algumas particularidades curiosas, como o facto de trocar o anodo convencional por uma estrutura cerâmica micro-porosa, que torna a bateria mais barata de fabricar, e de também evitar que exista acumulação de pressão interna, tornando-a mais segura.
Por agora estas baterias já superaram os mais de 125 ciclos de carga com degredação inferior a 5% da sua capacidade, abrindo as portas para que em breve consigam atingir o objectivo standard de degradação inferior a 80% após mil ciclos de carga.
A ION também já assegurou um acordo com a Saint-Gobain Ceramics para o fornecimento dos elementos cerâmicos necessários para o fabrico destas baterias, indicando também as suas intenções de aumentar o volume de produção destas baterias. Infelizmente, inicialmente o cliente principal deverºao ser as empresas de equipamento militar, mas se a tecnologia demonstrar ser tão boa como é anunciado, certamente não faltarão interessados para trazer estas baterias para os produtos do mercado civil.
segunda-feira, 18 de março de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário