Depois de vários atrasos, a Ikea está finalmente a começar a testar a actualização com suporte Matter no seu hub Dirigera.
Nos últimos anos a Ikea tem apostado na expansão dos seus smart devices para a casa, e assegurou que o seu hub Dirigera estaria preparado para lidar com a Matter - o novo standard que pretende unificar e facilitar o uso destes dispositivos em casa. Inicialmente tinha sido indicado que isso iria demorar alguns meses, mas os meses foram passando, com atrasos sucessivos, fazendo com que só agora, quase dois anos mais tarde, a promessa se comece a concretizar.
Por agora a ser testado em fase beta, o suporte Matter no Dirigera começará por se focar nos dispositivos relacionados com a iluminação - que será aquele que mais interessa a grande parte dos utilizadores - antes de se expandir aos demais produtos, como os diversos sensores de baixo custo que a Ikea lançou recentemente.
Embora o Matter tenha sido criado com o objectivo de unificar o universo de smart devices, ainda há um longo caminho a percorrer até que tal seja efectivamente cumprido. Por exemplo, com esta actualização o hub Dirigera funciona apenas como bridge Matter, significando que será necessário ter um controlador Matter na rede, como um Amazon Echo ou outro equipamento que possa cumprir essa função. E embora a Ikea tenha dito que o Dirigera poderia suportar Thread e funcionar como border router, por agora ainda não foi referido nada quanto a essa capacidade.
Mas, passo a passo, mesmo que (muito) lentamente, parece que se está a seguir no caminho certo de, um dia, no futuro, não ser necessário preocuparmos-nos com essas coisas, e tudo funcionar como seria suposto, sem chatices para o utilizador.
terça-feira, 12 de março de 2024
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário