domingo, 25 de fevereiro de 2024

MASS - NAS ITX empilhável impressa em 3D

Este MASS (Modular Attached Storage Stack) mostra-nos como criar uma NAS compacta impressa em 3D, empilhável, com até 13 drives.

Não faltam projectos que mostram como criar sistemas NAS para centralizar o armazenamento digital em casa, mas este MASS é um dos mais interessantes e que tem a particularidade de ocupar uma área reduzida de espaço, que se poderá tornar num factor preferencial para quem tiver constrangimentos físicos para adicionar mais material informático à sua lista de equipamentos.

O MASS (Modular Attached Storage Stack) é uma caixa impressa em 3D para NAS baseadas em motherboards ITX, com módulos adicionais empilháveis que permitem adicionar até um máximo de 13 drives - sempre mantendo a mesma área reduzida de espaço numa secretária (ou chão), uma vez que esse aumento vai sendo feito à custa do crescimento na vertical. E até podemos ter um ecrã integrado, para exibir o estado das coisas sem necessidade de recorrer a acesso remoto ou usar um monitor externo.
Se optarem por discos NAS de 16 TB, isto significa que podem ter uma torre com 208 TB(!) de capacidade total num espaço compacto; e mesmo que optem por discos mais modestos (e económicos) de 8 TB, ainda ficam com mais de 100 TB de capacidade total, que deverá ser mais que suficiente para guardarem todo o tipo de conteúdos que não queiram manter na cloud.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails