Na Suiça, um programa piloto vai avaliar o desempenho de painéis solares numa parede de retenção numa estrada de montanha.
O cantão de Appenzell Ausserhoden no nordeste da Suiça tem como objectivo atingir pelo menos 40% da sua energia de fontes renováveis em 2035, e não tem olhado a meios para o conseguir. Os painéis solares são uma forma simples e eficaz de gerar energia limpa e "gratuita" a partir do sol, sendo que muitas vezes o maior problema é encontrar locais onde os aplicar sem que interfiram demasiado com a área envolvente. Daí esta curiosa opção de os colocar numa parede de retenção numa estrada de montanha.
São 756 painéis solares, que deverão gerar 230 kWh de energia por ano - suficientes para 52 residências - e que ficam instalados numa parede com um ângulo de 75°. O processo de instalação enfrentou algumas dificuldades, já que não era possível perfurar completamente a parede para não afectar a sua integridade, e os suportes e peças de fixação também tiveram que ser escolhidos cuidadosamente para resistirem à corrosão devido à proximidade da estrada, uso de sal, etc.
Claro que se pode argumentar que este tipo de instalação não será o mais eficiente. Mas, tendo em conta que se limita a aproveitar espaço desocupado, e tem a vantagem adicional da sua inclinação os tornar automaticamente imunes à acumulação de neve, não deixa de ser um projecto interessante.
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário