A Fervo Energy diz ter feito um avanço revolucionário no aproveitamento de energia geotérmica, com geração de energia recorde na sua nova instalação no Nevada.
A geração de energia geotérmica é, na sua essência, bastante simples - consistindo no aproveitamento das altas-temperaturas que se registam nas profundezas da Terra. Infelizmente, na prática as coisas revelam-se mais complicadas, sendo necessária uma combinação de factores que incluem o nível de calor, permeabilidade das rochas, etc. que reduzem drasticamente o número de locais onde é possível fazer esse aproveitamente de forma viável.
A Fervo utiliza um novo sistema, em que perfura canais e injecta fluido para criar fracturas na rocha, assegurando a circulação do líquido. A empresa diz ser o primeiro caso em que se efectuou uma perfuração lateral com 1 km de extensão, atingindo uma temepratura de 191°C e fluxo de 63 l/s, permitindo a geração de 3.5 MW de energia limpa e sem emissões poluentes.
Este sistema poderá ser utilizado em muitos mais locais do que as instalações geotérmicas tradicionais, o que sinaliza um bom resultado da parceria que tinha feito com a Google em 2021 para o desenvolvimento de energia geotérmica de nova geração.
terça-feira, 1 de agosto de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário