quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Rede de distribuição de energia mais eficiente lida com AC e DC simultaneamente

Enquanto se avança no sentido de um mundo mais eléctrico, nos EUA há propostas para um sistema de distribuição de energia mais eficiente, preparado para lidar com fontes de energia renováveis como a solar.

A transição para os automóveis eléctricos, a par do incentivo à micro-geração, faz com que também as próprias redes de distribuição de energia tenham que ser repensadas e modernizadas. Há também que prestar mais atenção à sua própria eficiência, e é aí que este projecto quer actuar.

Desenvolvido pelo Departamento de Energia, o MARS (Multi-port Autonomous Reconfigurable Solar) quer resolver a questão das linhas de transmissão AC e DC. Na maior parte dos casos, a transmissão de energia é feita corrente alternada de alta-tensão; mas quando se lida com parques solares, a energia gerada é em corrente contínua. Existem linhas de transmissão de corrente contínua de alta-tensão que visam reduzir as perdas derivadas do processo de conversão, e este projecto apresenta um sistema de geração e armazenamento de energia solar que permite que esse processo possa ser direccionado tanto para uma forma como para outra - permitindo fazer chegar a energia de origem solar, produzida em locais remotos, aos locais onde é mais necessária.
A ideia é que, durante o dia, enquanto está a ser gerada energia solar, o sistema pode enviar a electricidade DC para as linhas de transmissão DC, e à noite, usar a energia armazenada e enviá-la para a rede DC ou AC consoante a necessidade. Segundo alguns testes realizados, o MARS conseguiu uma redução de 50% nas perdas de energia e uma melhoria de 16% na estabilidade da frequência AC da rede. Está também preparado para detectar potenciais tentativas de ataque cibernético na rede e lidar com falhas globais de energia, facilitando o processo de reestablecer o fornecimento da rede.

Por agora o sistema ainda irá ser testado numa versão em escala reduzida, mas se tudo correr bem, poderá ser implementado à escala nacional para melhorar a rede eléctrica nos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails