domingo, 15 de janeiro de 2023

Como fazer uma câmara close-up para impressora 3D

Ter uma câmara a seguir a cabeça de impressão de uma impressora 3D dá uma nova perspectiva sobre o processo de fabrico das peças.

É relativamente comum ter uma câmara que permite vigiar o funcionamento de uma impressora 3D, e que se torna essencial para os trabalhos mais longos que se queira monitorizar remotamente para ver se está tudo a correr como é suposto (e que também possibilitam os sempre engraçados vídeos timelapse em que se vê o objecto a materializar-se em alta-velocidade). Este projecto é idêntico, mas opta por instalar uma câmara "close-up" na própria cabeça de impressão, resultando na captação de imagens que são sempre hipnotizantes.

Neste caso o projecto esteve bastante dependente dos componentes que foi possível arranjar, sendo que para outras pessoas poderá revelar-se muito mais fácil se conseguirem arranjar peças mais adequadas que evitem coisas como ter que andar a abrir câmaras para aproveitar o módulo interior.


Como bónus, ter esta perspectiva da impressão pode dar dados valiosos para melhorar a afinação do processo, permitindo ver se há algum problema na cabeça de extrusão e no depositar do filamento derretido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails