terça-feira, 11 de outubro de 2022

Investigadores criam fuel cell mais barata e durável

Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong criaram uma nova fuel cell de hidrogénio, que é a mais durável já criada e também mais económica.

As fuel cells de hidrogénio são muitas vezes apontadas como sendo a verdadeira revolução energética, dispensando a utilização de baterias e convertendo hidrogénio e oxigénio em electricidade sem emissões poluentes, mas raras vezes são referidos os seus pontos fracos: o seu elevado custo devido à utilização de metais raros como a platina, e o facto de terem também uma duração de vida limitada. Limitações que estes investigadores podem ter resolvido.

Esta nova fuel cell reduz a utilização de platina em 80% e, não menos importante, consegue obter uma durabilidade recorde. Nos testes, o conversor catalítico conseguiu manter uma eficiência de 97% mesmo após 100 mil ciclos de teste. Para referência, os sistemas actuais costumam cair para 50% após 30 mil ciclos.
Apesar da utilização de hidrogénio como combustível também tenha outros problemas (a sua geração, armazenamento e distribuição), o desenvolvimento de células de combustível como estas poderão revelar-se bastante atractivas como alternativa ou complemento ao uso de baterias em muitas aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails