terça-feira, 25 de outubro de 2022

Ikea Dirigera vem substituir o gateway Trådfri

A Ikea também se está a preparar para a transição para a nova era Matter, e com isso chega um novo hub Dirigera para substituir o anterior gateway Tradfri.

Estamos numa fase ingrata que, desta vez, promete ser a última antes da prometida era de tranquilidade nos smart devices domésticos. Depois de décadas de lutas entre ZigBee, WiFi, Bluetooth e outros, temos a chegada do Matter que promete trazer ordem e interoperabilidade a todos os dispositivos. Mas, para lá chegarmos, ainda será preciso superar a última fase de transição e adaptação.

Para quem tiver investido nos produtos inteligentes da Ikea, o processo passará pela substituição do antigo gateway Trådfri pelo novo hub Dirigera.
[o gateway Trådfri à esquerda - o hub Dirigera à direita]

O novo Dirigera pode ocupar metade do volume do gateway Trådfri mas chega com o dobro do preço (€59.95). Chega acompanhado por uma app modernizada, que facilita a organização e controlo dos dispositivos por divisões em vez de ser por classes de dispositivos.

A falta de um processo de migração rápida do anterior sistema para o novo poderá angustiar quem tiver muitos dispositivos em casa, mas o processo para os adicionar ao novo hub é acompanhado por vídeos que explicam as coisas passo a passo, e será algo que apenas terão que fazer uma única vez. Dito isto, e embora o objectivo seja a prometida unificação potenciada pelo Matter, por agora ainda será necessário aguardar mais um pouco, pois a compatibilidade com o Matter só chegará com uma actualização prometida para daqui a alguns meses.

A nova app Ikea Home Smart já está disponível (Android / iOS), com a app antiga a manter-se disponível sob o nome "Ikea Home smart 1".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails