sábado, 3 de setembro de 2022

Disquete de 3.5" convertida em estojo de cartões de memória

O projecto de hoje alia a nostalgia à utilidade, transformando uma disquete de 3.5" numa caixa para guardar cartões de memória.

É bastante provável que as gerações mais novas nunca tenham visto uma disquete em funcionamento, mas isso não impede que se possam sentir fascinadas pela mística da nostalgia, dessas relíquias de plástico que podiam armazenar 720 KB ou 1.44 MB - que hoje em dia nem chegariam para uma única foto.

Desta vez temos mais um projecto que não requer qualquer tipo de conhecimento avançado em electrónica, bastando ter acesso a uma velha disquete de 3.5" e um pouco de paciência para a converter numa original caixa de transporte de cartões de memória. Neste caso em concreto a disquete acaba por ficar com "512 GB" por lá serem colocados 10 cartões de 32 GB, mais um cartão de 64 GB e outro de 128 GB. Mas ter em conta que se trata unicamente de um estojo de transporte, não há qualquer sistema para que a disquete seja introduzida num leitor e aceda automaticamente aos cartões microSD no seu interior - o que seja outro projecto bastante mais complexo.


Se preferirem, em vez de criarem espaço para um total de 14 cartões micro SD, poderão optar por deixar um ou dois espaços para cartões SD, o que poderá ser mais versátil - até porque alguns cartões microSD trazem adaptar para o formato SD, que ainda é utilizado nalgumas câmaras digitais e outros equipamentos.

Para não complicar demasiado, o fecho das metades da disquete é feito usando um sistema magnético, o que é simples, eficaz e bastante compacto.

Se lá colocassem 14 cartões microSD de 1TB, ficariam com uma disquete de 14 TB, o que seria equivalente a algo como 9.7 milhões(!) de disquetes de 3.5" de 1.44 MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails