sexta-feira, 26 de agosto de 2022

WiFi 7 com menos latência e mais velocidade

Se estiverem a considerar o upgrade para o WiFi 6E em casa, poderão gostar de saber que o WiFi 7 já está a ser finalizado.

Até custa acreditar que, ainda recentemente, a ideia de ter comunicações wireless como o WiFi era algo que parecia ficção científica. Desde então, desde a sua primeira geração, o WiFi tornou-se algo tão comum e banal que já quase dispensa a necessidade de referência, estando em coisas como sensores de temperatura e movimento.

Mas, antes de considerarem um grande investimento a actualizarem a rede WiFi para o mais recente WiFi 6E, será benéfico saber que o WiFi 7 já está a ser finalizado. E, embora ainda vá demorar algum tempo até que produtos WiFi 7 cheguem ao mercado, poderá ser vantajoso aguardar mais um pouco até que isso aconteça.

Para o WiFi 7 - que tem nome 802.11be Extremely High Throughput - as melhorias centram-se no aumento da largura de banda e, também, na redução da latência. Isso é feito usando vários métodos incluindo a utilização de múltiplas bandas simultaneamente.
Actualmente, os dispositivos WiFi 6 e 6 E podem funcionar os 2.4 GHz / 5GHz / 6 GHz, mas têm que escolher apenas uma dessas frequências. No WiFi 7 os dispositivos poderão usar todas em simultâneo, multiplicando a largura de banda / velocidade. E, na gama dos 6 GHz, os canais serão expandidos para uma largura de 320 MHz, o que por si só garantirá uma melhoria substancial nas comunicações que, teoricamente, poderá chegar aos 46 Gbps - embora isso sejam valores ideais que não deverão ser atingidos na prática.

Adicionalmente, a latência será reduzida, o que é uma excelente notícia para aplicações VR/AR onde haverá necessidade de resposta imediata e com o menor atraso possível.

O único ponto contra é que os equipamentos WiFi 7 certificados só deverão chegar ao mercado em 2024. Mas, se ainda estiverem satisfeitos com a rede WiFi actual que têm em casa, poderá ser vantajoso saltar por cima de um eventual upgrade para uma rede WiFi 6/6E, e passar directamente para o WiFi 7 quando ficar disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails