terça-feira, 30 de agosto de 2022

Sensor de cor usando um LED RGB

O funcionamento dos LEDs pode ser invertido, de modo a que funcionem com sensores de luz e, neste caso de cor.

Há inúmeros componentes e aparelhos que têm, ou podem ter, funcionamento bidireccional. Um motor eléctrico pode funcionar como gerador, uma coluna de som pode funcionar como microfone, etc. O que pode não ser tão conhecido é que também os populares LEDs podem funcionar ao contrário, e servirem como sensores de luz.

É precisamente isto que este projecto demonstra, revelando uma forma bastante económica de criar um sensor de cor usando um LED RGB comum.
A grande questão é que, como se poderá imaginar, usar um LED para esta função "ao contrário" é muito pouco eficiente, sendo necessário uma boa intensidade luminosa para que consiga detectar as cores - o que significa que, em muitos casos, continuará a ser mais recomendável utilizar um sensor de cor dedicado. Mas, para algumas aplicações onde seja prioritário a redução de custos, ou onde por uma questão de tempo se tenha que arranjar forma de ver cores sem se esperar por um sensor RGB ou se recorrer à solução "excessiva" de usar um sensor de câmara para esse efeito, não deixa de ser uma opção a considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails