sábado, 6 de agosto de 2022

Como fazer um Arduino Uno transparente

Quem quiser ter um Arduino Uno capaz de se diferenciar dos demais, pode optar por este projecto "transparente" que faz desaparecer a placa de circuito impresso.

A maioria dos projectos electrónicos recorre a uma placa de circuito impresso como base, mas isso não é necessariamente obrigatório. É precisamente isso que demonstra este projecto, que recria uma placa-base Arduino Uno - sem placa.
Este Arduino Uno transparente recorre a uma técnica chamada free-form, em que as ligações são feitas por arames rígidos em substuição das linhas condutoras nas placas de circuito impresso. O processo é bastante mais trabalhoso, mas o resultado final, quando bem feito, é aquilo que se pode considerar uma autêntica obra de arte.

Importa referir que todo o conjunto continua completamente funcional, tal como qualquer montagem convencional.
Infelizmente, este tipo de montagem é também relativamente frágil, pelo que por razões de ordem prática - se o objectivo for manipulá-lo frequentemente e não tê-lo parado em exposição - torna-se conveniente dar-lhe alguma resistência adicional. No caso deste projecto isso foi feito com uma placa em resina transparente, que tira parte do seu encanto mas permite a sua manipulaçã sem receio continuado de poder partir alguma das ligações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails