quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Batalha entre Google e Sonos deixa Chromecast encravados com os Pixel

As actualizações que trazem novas funcionalidades podem também fazê-las desaparecer, e tem sido esse o caso nos Chromecasts com os Pixel devido à batalha de patentes com a Sonos.

A Google e Sonos têm estado envolvidas numa guerra de patentes e licenciamento há quase dois anos, e o resultado disso tem sido desastroso para quem tinha produtos Google a funcionar como gostava - mas que ao longo deste período têm perdido funcionalidades, chegando ao ponto ridículo dos clientes com smartphones Pixel nem sequer poderem configurar os Chromecasts!
  • Smart speakers que trabalhavam em grupo deixaram de trabalhar em grupo
  • Deixou de ser possível ajustar o volume para grupos de colunas
  • App Google Home perdeu o cast de áudio para grupos de colunas
Mas o que será potencialmente mais ridículo - e inaceitável - é que os utilizadores com Pixel nos EUA deixaram de poder configurar um Chromecast, tendo que utilizar outro smartphone para efectuar a configuração inicial ou alterações como a mudança de rede WiFi.
É uma proposta arriscada por parte da Google, ainda mais tendo em conta a propensão nos EUA para se lançarem processos por tudo e por nada; fazendo antever que seja apenas uma questão de tempo até que algum cliente com um Pixel se sinta indignado por ver os seus smart devices da Google tornarem-se pisa-papéis que obrigam a utilizar um smartphone não-Pixel.

Quanto a todo os outros, fica a triste lembrança que nada obriga que cada nova actualização venha com melhoramentos dos produtos. Neste tempo em que vivemos, é igualmente provável que uma actualização venha remover funcionalidades e tornarem os smart devices menos smart do que eram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails