quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Alexa faz desafio mortal a criança de 10 anos

Uma mãe ficou horrorizada ao ouvir o desafio potencialmente mortal que a Alexa da Amazon sugeriu à sua filha de 10 anos.

Entre as muitas capacidades da Alexa da Amazon, acessível através dos Echo, está a possibilidade de sugerir desafios - supostamente divertidos - aos utilizadores, como forma de passarem o tempo. Mas desta vez o caso assumiu contornos que melhor seriam adequados a um episódio do Black Mirror. Uma mãe testemunhou em directo a sugestão que a Alexa deu, quando a sua filha de 10 anos pediu um desafio à Alexa usando um Echo.

A Alexa desafiou a criança a enfiar um carregador de smartphone na tomada mas com a ficha só até metade, e depois tocar com uma moeda nos pinos expostos!
É completamente surreal que algo assim possa acontecer, e do lado da Amazon não foram dadas quaisquer explicações detalhadas de como algo deste tipo possa ter sido dito pela Alexa - sendo apenas dito que "corrigiram rapidamente" a questão.

Aparentemente, a Alexa pode limitar-se a apresentar desafios encontrados na web, sem qualquer tipo de validação humana; pois só isso poderia explicar como é que algo deste tipo pudesse ser sugerido a qualquer utilizador.

Considerando que muitos pais até podem dar acesso aos assistentes digitais aos seus filhos, para que possam fazer perguntas, ouvir música, etc. Este episódio mostra como isso pode acabar por ter resultados completamente inesperados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails