domingo, 10 de outubro de 2021

Como fazer um conversor MPPT Solar de 1 kW

Quem estiver a planear um sistema solar com baterias e quiser ter um conversor feito por si, pode seguir o exemplo deste controlador MPPT inteligente de 1 kW

À primeira vista a utilização de painéis solares fotovoltaicos parece ser bastante simples. Basta colocar os painéis no telhado ou terreno com exposição ao sol, ligar à rede eléctrica de casa, e já está. Na verdade as coisas não são assim tão simples, e ainda menos quando se mete um sistema de baterias pelo meio.

A maior dificuldade é que a energia gerada pelos painéis varia bastante em tensão e corrente dependendo da exposição solar, e por isso não se pode usar um conversor tradicional. O mais recomendado é a utilização de um conversor MPPT (Maximum power point tracking) que consegue lidar com essas variações para gerar uma tensão de saída e corrente dentro dos valores pretendidos, quer seja para ligação a um inversor para injecção directa no circuito, ou para usar com um carregador de baterias.

Este controlador MPPT de 1 kW está preparado para lidar com painéis solares de 80V / 30A e baterias de até 50V com eficiência de 98% - sendo possível modificá-lo para suportar baterias de 80V e painéis de mais de 80V. E conta com um ESP32 que também permite manter um registo detalhado do seu funcionamento, a que se pode aceder a partir do smartphone.

AVISO: Este não é um projecto para iniciados, nem para quem não tiver confiança total na sua capacidade para se aventurar neste mundo de correntes elevadas. Mas, mesmo para que não estiver nesse grupo, há toda uma série de informação interessante que vale a pena espreitar, incluindo algumas das dificuldades encontradas e a solução que foi aplicada.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails