segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Home Assistant Amber vem pronto a funcionar

Os criadores do Home Assistant apostam num módulo pronto a usar para facilitar a entrada no mundo da automação doméstica e das casas inteligentes.

O Home Assistant é uma das plataformas mais populares para quem deseja automatizar a sua casa, e registando enormes evoluções nos últimos anos. Mas embora o Home Assistant seja gratuito e open-source, e fácil de instalar num PCs ou Raspberry Pi, ainda implica uma série de acessórios para poder funcionar na sua plenitude, como uma pen ZigBee, que podem ser desincentivo suficiente para quem está a dar os primeiros passos neste mundo - algo que agora poderá ser resolvido com o Home Assistant Amber.

O Home Assistant Amber quer facilitar o processo de entrar no mundo do Home Assistant, com tudo o que é preciso - e que na prática se traduz por um Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4) e uma placa de expansão que inclui coisas recomendadas, como a possibilidade de instalação de um SSD M.2 e com ZigBee 3.0 já incluído de origem.

Este micro-computador concebido de raiz para o Home Assistant está a ser disponibilizado via crowdfunding por 149 dólares (mais 20 dólares de envio) e tem entrega prometida para Junho de 2022.

Embora para a maioria dos utilizadores actuais do Home Assistant possa continuar a ser mais prático usar um RPI 4 (ou outro computador) e tratarem do resto, este Amber pode muito bem ser o primeiro passo no sentido de se ter uma "caixa" pronta a funcionar para quem não se quiser chatear com pormenores e apenas se quiser focar no resultado final, de ter a sua casa automatizada, independentemente das marcas dos produtos que comprou, e sem ficar dependente de serviços na cloud que - como bem sabemos, podem desaparecer ou ser alterados a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails