quarta-feira, 28 de julho de 2021

Veleiro Manta vai remover plásticos dos oceanos

Para combater a praga dos plásticos nos oceanos, estão a ser preparados uns veleiros ecológicos chamados Manta, que funcionarão com verdadeiras estações de reciclagem flutuantes.

Alimentado por energias renováveis, o Manta é um veleiro catamarã pensado de raiz para remover o plásticos dos oceanos em grande escala; e não só o plástico que flutuar à superfície como também o que se encontrar em suspensão abaixo da superfície. Com uma tripulação de 22 pesssoas, o Manta pode ser equiparado a uma central de reciclagem sobre as águas, aspirando várias toneladas de água por hora, removendo metal e vidro para serem reencaminhados para centros terrestres, e usando o plástico que recolher como combustível.
Este veleiro conta com uma série de fontes de energia, inclçuindo 500 m2 de painéis solares e duas turbinas eólicas, para além do seu conversor de plástico em energia.

A ideia será colocar estes veleiros em pontos estratégicos (estima-se que 60% dos plásticos nos oceanos tenha tido origem nos 20 maiores rios da Ásia) e assim poder reforçar o processo de recuperação dos oceanos - tarefa que não será nada fácil, mas onde todas as pequenas ajudas contam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails