quarta-feira, 19 de maio de 2021

Philips Hue será compatível com Matter

A Signifiy já veio sossegar os utilizadores das lâmpadas e dispositivos Philips Hue, assegurando que serão compatíveis com o Matter mediante uma actualização de firmware.

Recentemente foi revelada a transição da ZigBee Alliance para a Connectivity Standards Alliance, e a adopção do Matter (anteriormente designado por CHIP - Connected Home over Internet Protocol) como sistema de comunicação para o futuro dos smart devices domésticos e IoT. Com isso chegou também a preocupação de quem tem ou planeava adquirir dispositivos ZigBee, como os da família Philips Hue, ficando sem saber se deveria continuar a investir neste sistema, ou adiar as coisas por mais um ano e aguardar pelos produtos Matter.

Pois bem, a Signify (a empresa que agora é responsável pelos produtos Philips Hue) veio dissipar esses receios, anunciando que os produtos Philips Hue serão compatíveis com o Matter, mediante uma actualização de firmware do gateway já existente. Ou seja, os actuais utilizadores não terão que comprar nenhum gateway novo, podendo usufruir das eventuais vantagens do Matter com os produtos que já têm actualmente.

Tecnicamente, todos os produtos ZigBee actuais poderão ser compatíveis com o Matter, mas ficará dependente dos fabricantes disponibilizarem actualizações para tal - algo que previsivelmente só acontecerá para alguns dos sistemas mais populares e, não menos importante, no caso de fabricantes que não quiserem aproveitar a oportunidade para "obrigar" os seus clientes a comprarem um novo gateway ou novos produtos. Pelo menos quanto aos Philips Hue fica o assunto resolvido, veremos ao longo dos próximos meses que outros fabricantes seguem o exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails