segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Aqva More faz a recirculação para evitar desperdício à espera da água quente

Há um projecto nacional - Aqva More - que pretende acabar com uma das grandes causas do desperdício de água diário: o de esperar que a água quente chegue à torneira ou chuveiro.

Já lá vai uma década desde que falamos de circuitos de recirculação de água, e mais de meia década sobre sistemas de aquecimento instantâneo. E infelizmente, o que é certo é que pouco ou nada parece ter mudado, com todos estes anos a representarem incontáveis quilómetros cúbicos de água desperdiçada. Mas, podemos estar no limiar de uma mudança, com a chegada do sistema da Aqva More ao mercado em 2021.

A maioria dos portugueses estará bem familiarizada com o cenário de abrir uma torneira ou pôr a correr a água do chuveiro, e ter que esperar, e esperar, e esperar, até que a água quente finalmente lá chegue. Uma situação que enfrentam diariamente, e que representa litros de água desperdiçados. Com o sistema da Aqva More esse desperdício passa a ser uma coisa do passado.

Este sistema permite transformar qualquer instalação numa instalação de recirculação inteligente, sem necessidade de fazer alterações na canalização. Tudo o que é necessário é colocar um dos módulos à entrada do ponto de aquecimento da água (esquentador, caldeira, cilindro, etc.), e outro na torneira ou chuveiro onde se tem que (des)esperar pela chegada da água quente. Esses módulos detectam inteligentemente quando se abre a torneira e se quer água quente, fazendo entrar em acção o circuito de recirculação, que envia a água "quente" para a canalização da água fria, até que na torneira chegue a água à temperatura desejada, sem desperdício.



O método de utilização é simples: bastará abrirem por momentos a torneira da água quente e voltarem a fechá-la, sinalizando que querem água quente, e quando a voltarem a abrir passados os 20 ou 30 segundos que demoraria a água a lá chegar, já sairá água quente (em opção, podem deixar a torneira permanente aberta, já que não sairá água até que seja água quente - desde que garantam que não se irão esquecer da torneira aberta sem necessidade).

Para simplificar a instalação o módulo que fica nas torneiras conta com alimentação por bateria, dispensando a necessidade de ter electricidade por perto, com autonomia para cerca de um mês. E, como não podia deixar de ser, temos acesso a todo o tipo de dados sobre o consumo e poupança de água; que poderá ser centralizado no caso de instalações comerciais ou industriais.

Esta é uma solução 100% nacional, vencedora do 1º Prémio AQUA+ da ADENE para a Eficiência Hídrica dos Edifícios e o Start Up Portugal Smart Cities Summit 2019, sediada na Incubadora Taguspark, e estará disponível no primeiro semestre de 2021 - sendo um excelente candidato para umas melhorias domésticas ao abrigo do fundo de apoio dos Edifícios mais sustentáveis do próximo ano.

Já me disponibilizei para ficar na lista de beta testers e ser um dos primeiros portugueses a comprar este Aqva More, já que tenho um quarto de banho em casa onde a água quente demora quase um minuto a chegar, e me obriga a recorrer a técnicas artesanais para minimizar o desperdício (enchendo um balde de água até que a água quente chegue, que depois uso para a sanita) - trabalho que será evitado com o Aqva More.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails