terça-feira, 10 de novembro de 2020
Pilhas Duracell com sabor amargo para dissuadir ingestão
A Duracell vai recorrer a uma táctica curiosa para tentar evitar que crianças coloquem pilhas na boca ou as engulam, aplicando-lhes um composto bastante amargo.
A medida vai ser aplicada às pilhas de lítio 2032, 2025, e 2016 (as pilhas circulares parecidas com moedas) e consiste numa cobertura com um composto que, embora inofensivo, reage com a saliva para produzir um sabor bastante desagradável. Um sabor que desincentivará as crianças de as colocarem na boca ou ingerirem.
Esta não é uma táctica tão invulgar quanto se possa imaginar. Há muitos cabos eléctricos que são feitos com compostos idênticos para afastarem roedores; e mesmo no caso de produtos de consumo, temos o exemplo recente dos cartões de jogos para a Nintendo Switch, que também contam com um tratamento idêntico que os torna bastante desagradáveis ao palato.
A ingestão de uma pilha de lítio é um assunto bastante sério, podendo desencadear reacções químicas bastante adversas em apenas duas horas; e por isso obrigando a uma visita de urgência aos hospitais.
... Só espero que não apliquem o mesmo tratamento às pilhas rectangulares de 9V, já que seria pena retirarem-nos a forma mais comum de verificar se ainda têm carga, encostando os contactos à língua. ;P
P.S. Não encostem pilhas à língua! :P
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário