sábado, 19 de setembro de 2020

Como fazer um sensor de nível para poços


Monitorizar o nível de poços e furos é um dos pedidos mais recorrentes por quem gosta de automatizar as coisas, e hoje trago-vos um projecto que mostra como criar um desses sensores, que permite saber o nível em tempo real, tanto para poços perto de casa como em locais remotos.

O projecto desde sensor de nível de água é incrivelmente simples, já que praticamente se resume a ligar componentes que se podem comprar e acondicioná-los num tubo de plástico para lhe dar resistências às intempéries. A maior parte do investimento vai para o sensor em si, um sensor ultra-sónico com capacidade para medir distâncias de até 5 metros, e que é utilizado para fazer a leitura do nível do poço.


As informações são enviadas para a internet e podem ser vistas remotamente, com o projecto a poder recorrer a ligação WiFi se se destinar a um poço que possam ter dentro do alcance da vossa rede WiFi; ou então usando uma ligação celular para enviar os dados (podem sempre recorrer a um cartão SIM da Things Mobile).

As leituras são feitas de 2 em 2 minutos, mas podem facilmente modificar o sistema para se acomodar às vossas necessidades. Por exemplo, podem preferir fazer leituras apenas a cada 15 ou 30 minutos, para prolongar a autonomia. E um pormenor simpático é que podem configurar separadamente a frequência de leitura e a de envio de dados, útil para quem recorrer ao envio via rede celular: podem fazer leituras a cada 5 minutos mas enviar os dados apenas uma vez por dia para poupar nas comunicações e consumos.

1 comentário:

  1. Em 2002 já usei um sistema semelhante numa central de incêndio, sistemas muito utilizados nos estados unidos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails