terça-feira, 18 de agosto de 2020
Smart speakers activam-se inadvertidamente dezenas de vezes por dia
Um estudo revela que os populares smart speakers, como os Echo, Google Home, e outros, se podem activar inadvertidamente mais de uma dezena de vezes por dia, com som de programas de televisão ou conversas.
É simpático, e conveniente, que um smart speaker seja capaz de reconhecer a nossa voz e comandos que sejam ditos. Menos conveniente é constatar que esses aparelhos possam estar a gravar dezenas de clips sonoros por dia, activando-se acidentalmente em resposta outras frases. Foi precisamente isso que foi alvo de um estudo exaustivo de investigadores britânicos, que analisaram a propensão dos smart speakers se activarem acidentalmente.
A forma de teste foi curiosa, sujeitando uma série de diferentes smart speakers a mais de uma centena de horas de conversas de programas da Netflix, incluindo The Office, Riverdale, Narcos e outros.
No final do teste, o HomePod e colunas com Cortana ficaram na pior posição, com mais activações acidentais (até 19 por dia), seguidos pelo Echo Dot 2, Google Home Mini, e Echo Dot 3. Curiosamente, não foi encontrada nenhuma "fórmula mágica" que explicasse as activações, já que as mesmas frequentemente ocorriam com diferentes frases, mesmo repetindo-se o teste várias vezes (os investigadores suspeitam que os sistemas de auto-correcção possam ter contribuído para que detecções falsas anteriores deixassem de causar actuações em testes subsequentes.
Se tiverem um smart speaker ao alcance do som proveniente do televisor e gostarem de ver séries e filmes com bastante diálogo... será conveniente espreitarem o histórico das gravações de tempos a tempos, para verem que surpresas por lá poderão encontrar.
Labels:
Alexa,
Colunas,
Echo,
Google Assistant,
Google Home,
Privacidade,
Siri
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário