domingo, 30 de agosto de 2020

Sanita inteligente pode identificar pessoas pelo ânus


Quem considera o tempo que passa na sanita como sendo o exemplo perfeito de período 100% privado, poderá ter que começar a repensar a situação com a chegada das sanitas inteligentes que até conseguem identificar utilizadores espreitando o seu ânus.


Temos visto cada vez mais tecnologia ser posta em uso para monitorizar a saúde das pessoas, quer seja através de coisas como os smartwatches capazes de detectar quedas ou problemas cardíacos, aos sistemas que podem monitorizar a respiração à distância usando ondas de rádio. Não será por isso de estranhar que também haja quem trabalhe em sanitas inteligentes, capazes de monitorizar atentamente as "partes baixas" dos utilizadores, para alertar para potenciais problemas de saúde.

Estas sanitas inteligentes têm como missão recolher todo o tipo de dados sobre os utilizadores, tendo desde já demonstrado que o ânus de cada pessoa é suficientemente único para poder ser usado como identificador - ao estilo de uma impressão digital - algo que curiosamente já era dito pelo célebre Salvador Dali (não vamos aprofundar como é que ele terá chegado a essa conclusão).

Menos surpreendente será o facto dos investigadores terem contado com uma adesão bastante baixa de voluntários para testarem esta sanita, ao ponto de terem que recorrer a incentivos financeiros, de $20 por urinar, $50 por defecar. E talvez esteja aqui o principal ponto que venha a permitir que estas sanitas inteligentes venham a tornar-se populares...

Se é garantido que não haverá falta de interessados em dados recolhidos por sanitas inteligentes, que terão valor incalculável para efeitos de saúde; talvez a melhor forma seja mesmo pagar aos utilizadores pela sua utilização. Acho que não haveria falta de interessados em receber €20 ou €50 por cada vez que lhe dessem uso, mesmo sabendo que seria uma questão de tempo até que algum hacker potencialmente ganhasse acesso às imagens e as publicasse na net. Afinal, já há excesso de oferta em "toilet porn" e não é por culpa destas sanitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails