sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Barragem de Muttsee vai ser revestida a painéis solares


A barragem de Muttsee, na Suíça, a mais alta da Europa, vai tornar-se também na primeira barragem solar.

A barragem de Muttsee, a 2500 metros de altitude, tem a felicidade de contar com a orientação para sul tornando-a perfeitamente adequada para a instalação de painéis solares na sua parede inclinada. A Axpo vai instalar nas paredes da barragem cerca de 6000 painéis solares, numa área de 10 mil metros quadrados, que permitirão atingir uma capacidade de 2 MW e produção anual de 2.7 GWh, suficiente para alimentar 600 residências.

Um dos grandes problemas que as centrais solares suíças enfrentam durante o inverno é o facto de estarem constantemente tapadas por uma camada de nevoeiro. A instalação dos painéis solares a grande altitude permite evitar esta situação e captar mais radiação solar. Por outro lado, a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e os módulos solares é maior a baixas temperaturas; contando ainda com a vantagem adicional das camadas de neve reflectirem a luz do sol, o que se traduz num maior rendimento da energia solar.

Outra das vantagens deste projecto é o facto de já existir a infraestrutura necessária a nível da ligação à rede de distribuição de energia, que facilita a construção da nova central solar.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails