sexta-feira, 3 de julho de 2020

Tuya regressa ao IFTTT


Depois de ter desaparecido no início do mês, para enorme frustração dos utilizadores, o IFTTT volta a contar com integração com a plataforma Tuya, utilizada por uma vasta gama de "smart devices", como lâmpadas inteligentes, smart switches, e muitos outros.


A plataforma Tuya volta a estar disponível no IFTTT, fazendo respirar de alívio milhares de utilizadores por todo o mundo que estivessem dependentes dessa interligação para automatizar os seus produtos.

É uma boa notícia, mas que não faz esquecer este incidente que voltou a relembrar os riscos da dependência excessiva em serviços externos, que a qualquer momento podem desaparecer ou alterar as condições - para não falar de que também podem impossibilitar o controlo das nossas próprias casas na eventualidade de se perder a ligação à internet.

Embora este tipo de ferramentas seja extremamente útil, é conveniente pensar em planos de contingência para a eventualidade do serviço desaparecer a qualquer momento, ou alterar as regras de tal forma que se torne insustentável mantê-lo. Infelizmente, já temos tido exemplos de serviços que decidem aumentar os preços para valores exorbitantes, numa autêntica manobra de extorsão dos clientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails