quinta-feira, 30 de abril de 2020

Como ver os dispositivos Bluetooth que estão por perto


Com as apps de contact-tracing na ordem do dia, que irão utilizar o Bluetooth para determinar quem esteve perto de quem, torna-se interessante espreitar o habitualmente invisível mundo dos dispositivos Bluetooth que temos à nossa volta, com resultado quase sempre surpreendentes.

Por norma, o Bluetooth é aquela coisa que vai funcionando quase sempre bem, e nos permite fazer coisas como ouvir música sem usar fios. Mas a verdade é que o Bluetooth é usado de forma bastante mais abrangente nos dias que correm, e só quando nos damos ao trabalho de explorar um pouco mais é que o descobrimos.

Embora existam muitas (e certamente melhores) apps para o efeito, podemos usar o SimpleLink Starter da TI (para Android e iOS) que embora seja uma app destinada a ser usada para auxiliar o desenvolvimento das suas tags Bluetooth, tem a funcionalidade que nos interessa: mostrar todos os dispositivos Bluetooth que estão ao alcance do nosso smartphone.


O resultado será, quase sempre, uma surpresa. Imaginava eu que não veria qualquer dispositivo Bluetooth por perto (a não ser um eventual smartphone ou tablet), e eis que me deparo com uma dezena de dispositivos Bluetooth detectados. Entre eles, coisas como uma impressora, o amplificador Home Cinema, uma escova de dentes, uma Smart TV, e uma série de dispositivos desconhecidos que me deixam intrigados sobre o que serão.

Dito isto... não subestimem o poder do Bluetooth para efeitos de tracking, que poderá ir muito para além do dito contact tracing...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails