domingo, 26 de abril de 2020

Apple mostra sistema de identificação de barulho para casas mais inteligentes


Investigadores da Apple criaram um sistema chamado Listen Learner que quer facilitar o processo de reconhecimento de diferentes actividades em casa através do barulho produzido.

A proliferação de dispositivos ditos "inteligentes" para as nossas casas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, mas a verdade é que na grande maioria dos casos a sua inteligência é nula ou bastante reduzida, limitando-se a trocar o acto de carregar num botão físico pelo mais inconveniente processo de pegar num smartphone, desbloqueá-lo, abrir uma app, e carregar no botão virtual no ecrã. Há ainda muito por fazer para que se tenham casas verdadeiramente inteligentes, e a Apple está a trabalhar nisso.

O Listen Learner (pdf) é um sistema que quer utilizar os ruídos domésticos para inferir aquilo que os utilizadores estão a fazer, e a partir daí desencadear acções. Por exemplo, a detecção do barulho do final do micro-ondas poderá enviar uma notificação a alertar o utilizador de que a sua comida está pronta; ou que alguém está a bater à porta; ou fazer com que o barulho de por os pratos na mesa faça disparar a rotina que coloca a iluminação no modo de almoço ou jantar.

Este sistema promete melhorias face a outros de reconhecimento de sons, por facilitar o processo de treinar o sistema usando sons reais em casa de cada utilizador, mas sem que seja necessário guardar gravações de som ou de as enviar para serviços na cloud. É de imaginar que seja algo que se possa ver adicionado a iPhones e às colunas HomePod da Apple daqui por um par de anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails