quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Candeeiro LED "a pensar em ti" controlado remotamente


Adequado para o período de São Valentim (e não só), hoje trago-vos este curioso projecto para criar um par de candeeiros LED que podem ser controlados remotamente pela pessoa amada para uma comunicação luminosa que dispensa palavras.

Existem inúmeros projectos para este tipo de sistemas "estou a pensar em ti"; e neste caso trata-se de uma cujos pontos fracos acabam também por ser os seus pontos fortes. A ideia é ter um candeeiro LED que podemos controlar remotamente para mudar a cor / intensidade na casa de outra pessoa, e vice-versa. Muitos projectos abordam o problema usando Arduinos, mas neste caso o projecto resume-se essencialmente à parte da bricolage sem se aventurar na parte electrónica - o que o torna mais adequado para quem tem mais jeito para o "serrote" do que para o ferro de soldar.


É que todo o trabalho de electrónica se resume a usar uma lâmpada LED que já permite o controlo remoto a partir de uma app no smartphone, independentemente de onde esteja (desde que tenha acesso a uma rede WiFi).

Penso que não será tão prático quanto ter um sistema que permitisse o controlo mais imediato e físico através de toques ou botões directamente no candeeiro e que dispensasse a utilização do smartphone; mas por outro lado torna o projecto bastante mais acessível e ao alcance de todas as pessoas que não se querem aventurar nos Arduinos, electrónica e programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails