sábado, 31 de agosto de 2019

Signify lança novas luzes Li-Fi com velocidades de até 250Mbps via luz


A Signify (antiga Philips Lighting responsável pelas Hue) anunciou uma novas lâmpadas Li-Fi, procurando reforçar o interesse pelo acesso à internet por via da luz.

As comunicações Li-Fi não são propriamente uma novidade, mas desta vez a Signifiy apresenta uma nova geração de produtos chamados Truelifi e que permitem atingir velocidades de 150Mbps para equipamentos como portáteis, ou fazer ligações entre pontos fixos a 250 Mbps.

Ao contrário do WiFi e 4G, o Li-Fi utiliza variações na intensidade e frequência da luz para comunicar (de forma imperceptível para a visão humana), e com a vantagem de poder ser utilizado em locais onde a utilização de sinais de rádio seja proibido ou desaconselhado. Por outro lado, embora as velocidades sejam atractivas, temos a questão de que é necessário ter linha de visão directa para a lâmpada LED; e de que é necessário um adaptador USB para as comunicações Li-Fi.

Penso que, até que portáteis e smartphones possam vir com capacidade Li-Fi integrada de origem, a sua utilização continuará a ser relegada para casos bastante específicos, e onde a utilização do adaptador adicional não será demasiado incómodo. E mesmo que os fabricantes acabem por o adicionar aos seus produtos, penso que ninguém terá pressa em trocar as suas lâmpadas para ter acesso à internet (embora admito que até pudesse dar jeito no caso de pessoas em torres de apartamentos onde o congestionamento transforme o processo de descobrir um canal WiFi livre numa tarefa impossível).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails